Antes de apresentar seu primeiro monólogo em Mossoró, a atriz Cláudia Abreu participou de uma roda de conversa realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Pró-Reitora de Extensão (Proex), na tarde de hoje, 30, no Teatro Lauro Monte Filho. Em pauta, o próprio espetáculo “Virgínia”, bem como a história da artista, seus papéis marcantes na televisão brasileira e curiosidades sobre a sua extensa e premiada carreira.
Idealizado e escrito por ela a partir da vida e da obra de Virginia Woolf (1882-1941), o monólogo a história da escritora inglesa, cuja trajetória foi marcada por tragédias pessoais e uma linha tênue entre a lucidez e a loucura.
“Eu tenho feito questão de viajar bastante com essa peça, principalmente agora depois da pandemia. O teatro é o melhor lugar pra gente se encontrar. Foi uma agradável surpresa quando a Titina Medeiros se ofereceu pra ser minha parceira e o Arlindo, produtor, para que eu pudesse ter pessoas locais do Nordeste para me ajudar com essa produção. E quando eles colocaram Mossoró como sugestão de pauta eu topei na hora. Achei uma excelente oportunidade de conhecer a cidade e trazer um pouco da minha arte para vocês”, comentou Cláudia Abreu.
Dividindo o palco com Abreu, a atriz potiguar Titina Medeiros antecipou o que os espectadores devem se deparar amanhã.
“Espero que vocês estejam lá e que a gente tenha um momento espetacular, porque a palavra que veio lá de Fortaleza, não por nós, mas pelo público, foi ‘impactados’. Foi a palavra que mais ouvimos, porque é um espetáculo incrível e essa mulher é uma monstra”, completou.
O espetáculo foi apresentado nos dias 27 e 28 deste mês na capital do Ceará.
Se dirigindo às artistas, a reitora Cicília Maia deu as boas vindas, agradeceu o momento de partilha e ressaltou a alegria de ver o espaço teatral lotado de entusiastas das artes e da cultura e a necessidade de que mais pessoas tenham oportunidades como essa.
“Não poderia deixar de dizer, neste momento, o quanto vocês fazem parte do nosso imaginário, das nossas fantasias e das nossas realidades”, comentou.
O professor Esdras Marchezan, titular da Proex, disse que “quando soubemos que Cláudia Abreu estaria em Mossoró, já começamos a ver a possibilidade de trazê-la para uma conversa, tanto com a nossa comunidade acadêmica e os grupos artísticos da Uern, como também com a classe artística mossoroense, porque o trabalho da extensão é esse, possibilitar ações como essa”.
Espetáculo
“Virgínia” será apresentado nesta quarta-feira, 31, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos nesta página.
Sinopse resumida
Claudia Abreu estreia seu primeiro monólogo, que foi idealizado e escrito por ela a partir da vida e da obra de Virginia Woolf (1882-1941). Em cena, a atriz interpreta a genial escritora inglesa, cuja trajetória foi marcada por tragédias pessoais e uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. A estrutura do texto se apoia no recurso mais característico da literatura da escritora: a alternância de fluxos de consciência, capaz de dar corpo às vozes reais ou fictícias, sempre presentes em sua mente.
Fotos: Bruno Soares/Agecom