A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) registrou um aumento expressivo na procura pelos cursos de licenciatura no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2025. Esse crescimento reflete o provável impacto do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, uma iniciativa do Governo Federal voltada para incentivar a formação de professores.
Dados da universidade mostram que, em relação a 2024, houve um aumento de 81% nas inscrições duplicadas nos cursos de licenciatura, totalizando 12.631. O número de inscrições únicas também cresceu 4,5%, chegando a 7.307, enquanto o total de aprovados atingiu 1.256, um crescimento de 3,5%. Desses, 223 estudantes atingiram nota igual ou superior a 650 pontos no Enem, tornando-se elegíveis para o auxílio financeiro do Pé-de-Meia.
Por causa de uma nova regra de classificação e inscrição do Ministério da Educação, os candidatos cotistas podem concorrer tanto em ampla concorrência como na cota para qual se inscreveu. Sendo assim, um candidato cotista aparece com duas inscrições sendo uma na ampla e uma na cota. Daí a expressão “inscrições duplicadas”.
A reitora da Uern, professora Cicília Maia, celebrou o aumento na procura pela Universidade e destacou o papel do programa na valorização da carreira docente. “Esse é um dos períodos mais aguardados pela nossa comunidade acadêmica. Observamos um aumento expressivo nas inscrições, o que demonstra a confiança dos estudantes na qualidade do ensino, pesquisa e extensão da Uern. O Pé-de-Meia das Licenciaturas foi um fator determinante nesse crescimento”, afirmou.
O programa Pé-de-Meia Licenciaturas, executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), oferece apoio financeiro a estudantes que obtiveram alto desempenho no Enem e ingressaram em cursos presenciais de licenciatura pelo SiSU, Prouni ou Fies. Os beneficiários recebem uma bolsa mensal de R$ 700, além de um incentivo à docência de R$ 350, depositado em uma poupança a ser resgatada caso ingressem na rede pública de ensino básico após a graduação.
Novas perspectivas impulsionam a formação de docentes
O chefe do setor de admissão da Uern, José Neto, ressaltou que o programa ainda está em fase inicial, mas já demonstra impacto positivo. “Trata-se de uma iniciativa nova, mas que já apresenta relevância, visto que no ano passado não havia esse incentivo financeiro para os futuros docentes”, observou. A pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Fernanda Abreu, também compartilhou seu otimismo: “A Instituição acredita no programa e no seu potencial para gerar bons frutos, reduzindo a evasão e fortalecendo a formação docente”.
Para a estudante Alice Belarmino, que está no último ano da licenciatura em Geografia e não teve a oportunidade de participar do programa, a iniciativa representa um grande avanço. “Quando ingressei no curso, os desafios financeiros eram muitos, e muitas vezes precisei trabalhar para complementar a renda. Se o Pé-de-Meia já existisse, certamente teria me ajudado a focar mais nos estudos. Tenho certeza de que os novos alunos poderão aproveitar essa oportunidade para se dedicarem integralmente à carreira docente”, comentou.
Aprovada no curso de História, Valéria Beatriz acredita que o programa impactou no aumento, mas opina que o programa ainda precisa de aprimoramentos: “De fato, o aumento pode ter uma pequena relação com o programa, no entanto acho que isso não aplica a uma parcela tão significativa dos estudantes”.
O Pé-de-Meia faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, que busca fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso na carreira e valorizar o magistério. Com 12.473 estudantes aprovados no SiSU 2025 atingindo o corte de 650 pontos no Enem, a expectativa é que a iniciativa contribua significativamente para a melhoria da educação básica pública no país.
CADASTRO INSTITUCIONAL – A Uern convocou os candidatos aprovados na Chamada Regular do SiSU 2025 em 27 de janeiro, para realizarem o Cadastro Institucional, que vai até o dia 04 de fevereiro, de forma exclusivamente virtual. Até o dia 05 de fevereiro pode ser feito o ajuste da documentação. Cadastro Institucional é o ato pelo qual o candidato se vincula provisoriamente à Uern, constituindo-se, dessa forma, mera expectativa de direito à vaga.