...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Assembleia Universitária marca as comemorações dos 57 anos da Uern

É tempo de celebrar! É tempo de novas conquistas! É tempo de comemorar os 57 anos de história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), uma Instituição que tem um papel fundamental na formação e transformação de vidas de pessoas de todas as idades, em todo o Estado e além. Para comemorar a data em grande estilo, a comunidade acadêmica e a sociedade marcaram presença na tradicional Assembleia Universitária, realizada neste domingo, 28, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Na ocasião, também foi realizada a solenidade de posse da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Chico Dantas, que serão reconduzidos para mais um mandato à frente da Uern, pelo quadriênio 2025-2029.

Com o Teatro Dix-huit Rosado lotado, a Camerata de Flautas da Uern fez uma emocionante apresentação, coordenada pelo músico e professor Hallyson Dantas, que marcou a abertura da solenidade. O grupo prestou homenagem ao músico Sebastião Araújo (in memoriam), professor da Uern, responsável por difundir o gênero choro dentro da Instituição. A apresentação marcou ainda o retorno do Coral da Uern Josafá Inácio da Costa, que leva esse nome em homenagem ao seu primeiro regente e ex-vice reitor da Uern. 

Neste primeiro momento, também foi realizada uma homenagem a Camila Morais (in Memoriam), egressa da Uern e importante nome na luta pela inclusão e defesa dos direitos da pessoa com deficiência. 

Aos referidos homenageados, a reitora entregou uma moção de agradecimento pelos importantes serviços prestados à Uern. A honraria foi recebida por Josafá Inácio; Samira Laura de Góis, filha de Sebastião Araújo; e Maria Morais, tia de Camila Morais. 

Outro momento importante da solenidade foi o lançamento da edição especial da revista comemorativa aos 56 anos da Uern. A publicação traz registros da história da Universidade, do seu processo de expansão pelo interior e das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos seis campi da Instituição. Após este momento, foi apresentado o vídeo institucional “Tempo de novas conquistas”.

Ainda durante a Assembleia, foram homenageadas personalidades com relevantes serviços prestados à Universidade e à Educação, com a concessão de títulos honoríficos e a entrega da Medalha da Abolição, concedida pela Uern e Prefeitura de Mossoró.

Os títulos honoríficos foram entregues às seguintes personalidades: Diploma de Mérito Administrativo para a servidora Marileide Costa Cruz do Couto (Progep); título de Professor Emérito para a professora Francisca Glaudionora da Silveira; título de Professor Honoris Causa para o historiador Geraldo Maia; e título Doutor Honoris Causa para Maurizélia de Brito, Zelinha (como prefere ser chamada).

Já a Medalha da Abolição de 2025, que tem como tema “Liberdade e Sustentabilidade: pela preservação da vida e do planeta” foi entregue às seguintes personalidades: o Prof. Dr. Maurício de Oliveira (in memoriam), o Prof. Dr. Ramiro Camacho e Josefa Avelino Cunha, a Zefa da Acrevi. A entrega das medalhas aos homenageados foi feita pela reitora Cicília Maia e o prefeito Allyson Bezerra.

Em seu discurso, a reitoria Cicília Maia enfatizou que a Uern é feita de sonhos, de gente. É uma Universidade que transforma e acolhe. “Celebramos hoje avanços e conquistas históricas, e temos certeza que vamos celebrar novas conquistas que estão por vir”, afirma. 

A Assembleia Universitária marca as comemorações do aniversário da Uern. Em mais de meio século de história, a \universidade tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do RN e se consolidado como espaço de transformação social.

A solenidade da Assembleia Universitária dos 57 anos da Uern foi transmitida ao vivo pela TCM e a gravação está disponível no Canal do YouTube do Uern Oficial. 

Comunidade acadêmica e externa prestigiam a solenidade 

Representantes da comunidade acadêmica, autoridades, homenageados e a sociedade em geral prestigiaram a tradicional Assembleia Universitária dos 57 anos da Uern. O momento marca a celebração da Universidade que há mais de meio século oferece uma educação superior pública, gratuita e de qualidade. 

A chanceler da Uern, a governadora Fátima Bezerra, ressalta que é uma extrema alegria celebrar essa Instituição que tem contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento social e econômico do Estado. “Estamos aqui demonstrando o nosso respeito pela história da Uern e externando o compromisso do Governo com a Instituição”, diz. 

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, declara que a “Uern representa sonho, representa conquista, representa oportunidade, representa tudo aquilo que essa juventude está almejando, que é melhorar sua vida e da sua família”.

Para o professor Marcílio Falcão, chefe do Fórum de Diretores da Uern, celebrar os 57 anos da Uern é renovar o compromisso da Instituição com a educação que transforma e desenvolve todo o Estado. 

A Profa. Dra. Guianezza Mescherichia, vice-diretora do Campus de Assú, afirma que esse é um momento muito especial, de festa para a educação. A Profa. Dra. Cláudia Tomé, diretora do Campus de Patu, ressalta que celebrar o aniversário da Uern é uma emoção diferente. “A Uern completa mais um ano cumprindo seu papel de oferecer uma educação transformadora e de qualidade”. 

O Prof. Dr. Jailson José, diretor do Campus de Pau dos Ferros, enfatiza que para a Uern Pau dos Ferros hoje é uma alegria dupla. “Celebramos 57 anos da Uern e 49 anos do Campus de Pau dos Ferros. É a Uern em todo os cantos do Estado proporcionando oportunidades e a formação e transformação de pessoas”.

O Prof. Dr. José Teixeira, diretor do Campus de Caicó, avalia que a Uern comemora hoje um novo momento. “Celebramos muitos avanços e conquistas na Uern”, declara. A Profa. Dra. Patrícia Moreira, diretora da Uern Natal, disse que este é um momento de muita alegria. “Hoje celebramos as conquistas da Uern que tivemos ao longo dos anos, com a certeza de que teremos novas conquistas a comemorar”, afirma. 

Para o presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Jefferson Garrido, esse é um momento de celebrar e se unir para fazermos uma Universidade cada vez mais forte. O presidente do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Uern (Sintauern), Fábio Bentes, complementa que o aniversário da Uern é uma oportunidade para reforçar o papel transformador da Universidade e sua importância para o desenvolvimento do Estado. 

Representantes de órgãos e instituições de ensino reforçam a importância da Uern

A Assembleia Universitária foi prestigiada por ex-reitores, ex-vice-reitores da Uern e representantes de Instituições de Ensino Superior e de orgãos da área de Educação. As presença das personalidades reforça a importância e o papel transformador que a Uern desempenha para a educação do Estado.

Conforme o presidente do Conselho Estadual de Educação, Otom Anselmo de Oliveira, é uma felicidade celebrar os 57 anos da Uern, que tem um ensino de excelência atestado pelos indicadores de qualidade. “A Uern é uma instituição que vem evoluindo a cada ano, e desempenhado um papel fundamental para o desenvolvimento do Estado”, diz.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Liana Nobre, enfatiza que é uma alegria muito grande estar aqui nessa festa da Uern. “A Uern e a Ufersa são instituições irmãs, separadas por uma única avenida. Elas têm um impacto muito grande na cidade e no entorno do Estado do Rio Grande do Norte”. 

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Daniel Diniz, afirma que esta é um data marcante para a Uern e a educação do Estado. “Celebrar os 57 anos da Uern é muito importante. A Uern é uma importante parceria na educação e tem grande contribuição no desenvolvimento econômico e social do Estado”, declara. 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support