Assembleia Universitária marca as comemorações dos 54 anos da Uern

Há exatos 54 anos, era fundada no interior do semiárido nordestino, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Por mais de meio século de história, a Instituição vem cumprindo com excelência o seu papel transformador de vidas, oportunizando à população, sobretudo no interior do Estado, o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Para comemorar a data, será realizada nesta quarta-feira, 28, a tradicional Assembleia Universitária, no Teatro Lauro Monte Filho, a partir das 16h. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TCM, nos canais 01 – Pacote Família e 15.2 – Pacote Compacto, e no canal Uern Oficial no YouTube.

A solenidade contará com homenagens a professores e técnicos-administrativos agraciados com títulos honoríficos. A professora Maria Zelma de Araújo Madeira receberá o título de Doutor Honoris Causa, e a professora Benômia Maria Rebouças (in memoriam) será agraciada com o título de Professor Honoris Causa.

Já a professora Maria do Socorro da Silva Batista será homenageada com o título de Professor Emérito. E o técnico de nível superior Francisco Vicente Rodrigues receberá o Diploma de Mérito Administrativo.

A Uern chega aos 54 anos com importantes conquistas. Uma das mais recentes, alcançada no final do ano passado, é a tão sonhada autonomia financeira e patrimonial da Uern, se tornando a segunda universidade estadual do Nordeste a conquistar tal feito.

A Universidade também celebra nesta data um ano da sanção do fim da lista tríplice para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) na instituição. Desse modo, o resultado da escolha da comunidade acadêmica nas eleições prevalece, sem interferência política.

A comunidade acadêmica comemora ainda a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), que traz mais segurança, estabilidade, autoestima, incentivo e valorização para mais de 1.430 servidores públicos da Universidade.

A interiorização é a marca forte da Uern. São seis campi localizados nos municípios de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Pau dos Ferros e Patu, distribuídos em todas as regiões geográficas do estado, conferindo à Universidade a maior capilaridade regional do Estado

São 56 ofertas de cursos presenciais e 05 cursos de graduação em EaD. Na pós-graduação, são 09 cursos de especialização, 22 de mestrado e 04 de doutorado em diversas áreas do conhecimento. Todos os cursos de graduação são reconhecidos e os programas de pós-graduação, consolidados.

“Uma universidade socialmente referenciada, inclusiva e includente, democrática e também autônoma. Temos orgulho da nossa história e consciência do nosso papel no desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Nossa missão primeira sempre foi oportunizar novas perspectivas de transformação de vidas e realidades, mas lembrando que nada disso seria possível sem o apoio da sociedade que abraçou a nossa universidade desde a sua criação”, declarou a reitora Cicília Maia.