...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Assembleia Universitária comemora os 56 anos de história da Uern

Em mais de meio século de história, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do RN. Mais do que um ambiente de produção de conhecimento e formação profissional, a Universidade é espaço de transformação social.

No dia 28 de setembro, a Uern completa 56 anos de história, cumprindo seu papel na formação acadêmica e humana de qualidade, através de seus seis campi – Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros. Para celebrar a data, nesta sexta-feira, 27, será realizada a tradicional Assembleia Universitária.

A solenidade reúne docentes, técnico-administrativos, estudantes, ex-reitores, autoridades, egressos e a comunidade em geral para celebrar mais um ano da Uern, que vem cumprindo o seu papel de formação e transformação social. A Assembleia Universitária será às 15h, no Requinte Buffet, em Mossoró.

Na ocasião, serão concedidos títulos honoríficos e entregue a Medalha da Abolição a personalidades que se destacaram na promoção da cultura e educação potiguar. O músico Dorgival Dantas será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa. Nascido em Olho D’água do Borges, Dorgival é um dos principais representantes da cultura nordestina e do forró brasileiro. Recentemente, foi nomeado embaixador do turismo potiguar, reconhecimento pelo seu papel na promoção da cultura e das belezas naturais do Rio Grande do Norte.

O título de Professor Honoris Causa será concedido ao indígena Luiz Katu, uma liderança de destaque na luta pela educação indígena no estado. Ele foi o primeiro diretor da Escola Municipal João Lino da Silva, a primeira escola indígena do RN, localizada em Canguaretama. Luiz Katu tem colaborado com a Uern em projetos relacionados à inclusão e diversidade cultural.

Outra homenageada será Myrths Flávia Vidal da Costa Wanderley, que receberá o Diploma do Mérito Administrativo. Myrths, servidora da Uern há mais de 25 anos, tem uma trajetória marcada por dedicação e comprometimento em diversos setores administrativos da universidade.

Além deles, a professora Marlucia Barros Lopes Cabral será condecorada como Professora Emérita. Com uma carreira dedicada à docência e à gestão acadêmica, Marlucia teve papel relevante na expansão e fortalecimento dos cursos de Letras e Pedagogia.

Medalha da Abolição

Este ano, a Medalha da Abolição será concedida a três personalidades. Maria Zelândia da Silva, diretora administrativa do Colégio Sagrado Coração de Maria, será reconhecida pelo seu trabalho à frente da instituição católica em Mossoró, que destaca-se pelos altos índices de aprovação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN.

O ex-reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, que liderou a Uern de 2013 a 2021, também será homenageado. Em sua gestão, houve a ampliação da assistência estudantil e da pós-graduação, além da criação da Uern TV e a regularização patrimonial da Universidade.

Haverá ainda uma homenagem póstuma a Laplace Rosado Coelho, que foi reitor da Uern na década de 1980. Sua gestão foi marcada pela expansão do Campus Central e pela criação dos cursos de Ciências Jurídicas e Ciências Contábeis.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support