...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Assembleia Universitária celebra 56 anos da Uern com homenagens e confraternização

Em celebração aos 56 anos de história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi  realizada na tarde desta sexta-feira, 27, a tradicional Assembleia Universitária, o ponto ápice da programação comemorativa do aniversário da Instituição. A solenidade ocorreu no Requinte Buffet. 

Representantes da comunidade acadêmica, autoridades, homenageados, ex-reitores e da sociedade em geral foram recepcionados com o vídeo institucional “Saber que acolhe”, que contou com um poema do técnico-administrativo Ricardo Morais, e mostrou um pouco do que é a Uern e do seu poder transformador na vida de milhares de pessoas. Em seguida, foi executado o hino nacional, interpretado pelo sanfoneiro Cláudio Araújo e a atriz e cantora Tony Silva. 

Na ocasião, foi lançada a edição especial da revista comemorativa aos 56 anos da Uern. A publicação traz registros da história da Universidade, do seu processo de expansão pelo interior e das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos seis campi da Instituição. 

Um dos momentos de grande emoção na Assembleia foi a homenagem póstuma prestada a Padre Sátiro Cavalcante Dantas, que faleceu em novembro do ano passado. Com um legado que transcende a presença física, Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, ex-reitor da Uern, educador, sacerdote de fé inabalável, foi um dos responsáveis pelo processo de estadualização da Uern e grande defensor da educação. Em sua homenagem, foram entregues a veste talar e o dossiê histórico de Padre Sátiro, ao seu sobrinho Paulo Leão, os itens irão compor o acervo histórico dedicado ao educador. 

Durante a Assembleia, também foram homenageadas personalidades com relevantes serviços prestados à Universidade e à Educação, com a concessão de títulos honoríficos e a entrega da Medalha da Abolição, concedida pela Uern e Prefeitura de Mossoró.

Os títulos honoríficos foram entregues às seguintes personalidades: título de Doutor Honoris Causa concedido a Dorgival Dantas; Diploma de Mérito Administrativo entregue à servidora Mirthys Vidal; Título de Professor Emérito para a professora Marlúcia Cabral; e o título de Professor Honoris Causa foi concedido ao indígena Luiz Katu. 

Já as medalhas da Abolição foram entregues ao ex-reitor Pedro Fernandes, reitoria entre 2013 a 2021; professor Laplace Rosado Coelho (in memoriam), reitor da Uern na década de 1980; e a Maria Zelândia da Silva, diretora administrativa do Colégio Sagrado Coração de Maria. 

A Assembleia Universitária marca as comemorações do aniversário da Uern. Em mais de meio século de história, a Uern tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do RN e se consolidado como espaço de transformação social.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support