Em celebração aos 56 anos de história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi realizada na tarde desta sexta-feira, 27, a tradicional Assembleia Universitária, o ponto ápice da programação comemorativa do aniversário da Instituição. A solenidade ocorreu no Requinte Buffet.
Representantes da comunidade acadêmica, autoridades, homenageados, ex-reitores e da sociedade em geral foram recepcionados com o vídeo institucional “Saber que acolhe”, que contou com um poema do técnico-administrativo Ricardo Morais, e mostrou um pouco do que é a Uern e do seu poder transformador na vida de milhares de pessoas. Em seguida, foi executado o hino nacional, interpretado pelo sanfoneiro Cláudio Araújo e a atriz e cantora Tony Silva.
Na ocasião, foi lançada a edição especial da revista comemorativa aos 56 anos da Uern. A publicação traz registros da história da Universidade, do seu processo de expansão pelo interior e das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos seis campi da Instituição.
Um dos momentos de grande emoção na Assembleia foi a homenagem póstuma prestada a Padre Sátiro Cavalcante Dantas, que faleceu em novembro do ano passado. Com um legado que transcende a presença física, Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, ex-reitor da Uern, educador, sacerdote de fé inabalável, foi um dos responsáveis pelo processo de estadualização da Uern e grande defensor da educação. Em sua homenagem, foram entregues a veste talar e o dossiê histórico de Padre Sátiro, ao seu sobrinho Paulo Leão, os itens irão compor o acervo histórico dedicado ao educador.
Durante a Assembleia, também foram homenageadas personalidades com relevantes serviços prestados à Universidade e à Educação, com a concessão de títulos honoríficos e a entrega da Medalha da Abolição, concedida pela Uern e Prefeitura de Mossoró.
Os títulos honoríficos foram entregues às seguintes personalidades: título de Doutor Honoris Causa concedido a Dorgival Dantas; Diploma de Mérito Administrativo entregue à servidora Mirthys Vidal; Título de Professor Emérito para a professora Marlúcia Cabral; e o título de Professor Honoris Causa foi concedido ao indígena Luiz Katu.
Já as medalhas da Abolição foram entregues ao ex-reitor Pedro Fernandes, reitoria entre 2013 a 2021; professor Laplace Rosado Coelho (in memoriam), reitor da Uern na década de 1980; e a Maria Zelândia da Silva, diretora administrativa do Colégio Sagrado Coração de Maria.
A Assembleia Universitária marca as comemorações do aniversário da Uern. Em mais de meio século de história, a Uern tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do RN e se consolidado como espaço de transformação social.
Fotos: Bruno Soares e Ricardo Morais