...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Assembleia da Uern é marcada por homenagens

A Assembleia Universitária da Uern foi também marcada por uma série de homenagens entre elas a ambientalista Maurizélia de Brito Silva, a “Zelinha” que recebeu o título de Doutora Honoris Causa.

“Zelinha” é servidora de carreira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e atualmente ocupa o cargo de chefe da Reserva Biológica do Atol das Rocas, umas das reservas ambientais mais importantes do país.

Ela foi escolhida para falar em nome dos homenageados.

A oradora fez um apelo em defesa do meio ambiente. “Por que estou aqui? Primeiro porque a vida presta e a gente não pode desistir dos nossos sonhos. Não só pela vida humana, mas também pela conservação da fauna e da flora vale a apena”, disse ao saudar a plateia.

Emocionada, ela relatou as dificuldades em conciliar o ensino superior com a carreira profissional. “São quase 35 anos de atuação e me sinto muito bem ambientada, enfrentando os desafios”, declarou.

Ela lembrou que o Atol da Rocas é o único atol do Atlântico Sul, que está isolado geograficamente sem população próxima num raio de 140 quilômetros. “Desde o meu primeiro desembarque percebi que seria o meu local de trabalho preferido. Isso me obrigou a viver um distanciamento de uma vida social e da minha família”, frisou.

“Desejo a vocês muita paz no coração e um meio ambiente preservado senão seremos a próxima espécie a entrar em extinção”, disse ao concluir o discurso.

 

Lista completa de homenageados:

Maurizélia de Brito Silva, a “Zelinha” – Doutora Honoris Causa;

Geraldo Maia – Professor Honoris Causa;

Glaudionora da Silveira – Professora Hemérita;

Marileide Costa Cruz do Couto – Diploma do Mérito Administrativo.

 

Receberam a Medalha da Abolição:

Maurício de Oliveira (in memoriam) – representado pela viúva Marieta Cosme de Oliveira;

Josefa Avelino da Silva Cunha;

Professor Dr Ramiro Camacho.

 

Moção de Reconhecimento:

Josafá Inácio;

Sebastião Araújo;

Camila Morais.

Retranca

Autoridades enaltecem a Uern

 

A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra e o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra foram as autoridades que discursaram na fase final da Assembleia Universitária.

Allyson destacou a importância da Uern para o desenvolvimento social do Estado. “É um momento extremamente emocionante em ver as homenagens a pessoas que dedicaram a sua vida a Universidade, deixando de lado uma vida confortável para a se dedicar a gente. Viva a nossa Uern pelos seus 57 anos”, declarou.

“A Uern é um grande patrimônio do Rio Grande do Norte e não podemos nunca negociar um patrimônio que transforma a vida de famílias humildes. Eu sou um fruto da universidade pública e de um ensino de qualidade”, complementou.

Allyson ainda destacou programas da Prefeitura de Mossoró realizados em parceria com a Uern como o de estágios, Jovem do Futuro, Incluir, Partiu Brasil e Mossoró para o Mundo. “Aproveito para falar do Programa de Apoio ao Estudante que vai conceder bolsa em dinheiro para os estudantes que é inspirado num programa que a Uern tem, o PAE”, declarou.

A governadora Fátima Bezerra, que sancionou as leis do Plano de Cargos Carreiras e Salários de técnicos e professores, autonomia financeira e o fim da lista tríplice, destacou essa trajetória de conquistas. “Isso requer que tenhamos no governo pessoas que tenham a devida sensibilidade, visão de presente e de futuro. Eu tinha todas as desculpas para não dar passos como esses pelas heranças que nós recebemos”, relembrou.

“Se eu tivesse uma visão equivocada como outros teria me equivocado e não levando essas conquistas adiante, mas tenho clareza da importância da Uern para a juventude do nosso estado eu resolvi ir a luta com você, Cicilia e hoje estamos celebrando juntos com vocês”, acrescentou.

A governadora disse que fica feliz quando participa da Assembleia Universitária da Uern. Lembrou ainda do papel inclusivo da instituição. “É uma alegria ver o quanto a universidade cresceu e se desenvolveu. São mais de 60 mil jovens que tiveram a oportunidade de exercer o direito fundamental que é o direito a educação”, disse.

Fátima disse ainda que a Uern é a cara da interiorização do ensino superior no Rio Grande do Norte. “A nossa Uern é berço da educação, da democracia e da liberdade do povo do Rio Grande do Norte”, complementou.

Ela ainda destacou que esta foi a primeira posse de reitora e vice sem a necessidade de lista tríplice. “Estamos dando posse a uma reitora e um vice sem que ninguém ameaçasse a escolha livre da comunidade acadêmica”, avaliou.

“Estamos aqui fazendo história”, acrescentou.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support