A Assembleia Universitária da Uern foi também marcada por uma série de homenagens entre elas a ambientalista Maurizélia de Brito Silva, a “Zelinha” que recebeu o título de Doutora Honoris Causa.
“Zelinha” é servidora de carreira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e atualmente ocupa o cargo de chefe da Reserva Biológica do Atol das Rocas, umas das reservas ambientais mais importantes do país.
Ela foi escolhida para falar em nome dos homenageados.
A oradora fez um apelo em defesa do meio ambiente. “Por que estou aqui? Primeiro porque a vida presta e a gente não pode desistir dos nossos sonhos. Não só pela vida humana, mas também pela conservação da fauna e da flora vale a apena”, disse ao saudar a plateia.
Emocionada, ela relatou as dificuldades em conciliar o ensino superior com a carreira profissional. “São quase 35 anos de atuação e me sinto muito bem ambientada, enfrentando os desafios”, declarou.
Ela lembrou que o Atol da Rocas é o único atol do Atlântico Sul, que está isolado geograficamente sem população próxima num raio de 140 quilômetros. “Desde o meu primeiro desembarque percebi que seria o meu local de trabalho preferido. Isso me obrigou a viver um distanciamento de uma vida social e da minha família”, frisou.
“Desejo a vocês muita paz no coração e um meio ambiente preservado senão seremos a próxima espécie a entrar em extinção”, disse ao concluir o discurso.
Lista completa de homenageados:
Maurizélia de Brito Silva, a “Zelinha” – Doutora Honoris Causa;
Geraldo Maia – Professor Honoris Causa;
Glaudionora da Silveira – Professora Hemérita;
Marileide Costa Cruz do Couto – Diploma do Mérito Administrativo.
Receberam a Medalha da Abolição:
Maurício de Oliveira (in memoriam) – representado pela viúva Marieta Cosme de Oliveira;
Josefa Avelino da Silva Cunha;
Professor Dr Ramiro Camacho.
Moção de Reconhecimento:
Josafá Inácio;
Sebastião Araújo;
Camila Morais.
Retranca
Autoridades enaltecem a Uern
A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra e o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra foram as autoridades que discursaram na fase final da Assembleia Universitária.
Allyson destacou a importância da Uern para o desenvolvimento social do Estado. “É um momento extremamente emocionante em ver as homenagens a pessoas que dedicaram a sua vida a Universidade, deixando de lado uma vida confortável para a se dedicar a gente. Viva a nossa Uern pelos seus 57 anos”, declarou.
“A Uern é um grande patrimônio do Rio Grande do Norte e não podemos nunca negociar um patrimônio que transforma a vida de famílias humildes. Eu sou um fruto da universidade pública e de um ensino de qualidade”, complementou.
Allyson ainda destacou programas da Prefeitura de Mossoró realizados em parceria com a Uern como o de estágios, Jovem do Futuro, Incluir, Partiu Brasil e Mossoró para o Mundo. “Aproveito para falar do Programa de Apoio ao Estudante que vai conceder bolsa em dinheiro para os estudantes que é inspirado num programa que a Uern tem, o PAE”, declarou.
A governadora Fátima Bezerra, que sancionou as leis do Plano de Cargos Carreiras e Salários de técnicos e professores, autonomia financeira e o fim da lista tríplice, destacou essa trajetória de conquistas. “Isso requer que tenhamos no governo pessoas que tenham a devida sensibilidade, visão de presente e de futuro. Eu tinha todas as desculpas para não dar passos como esses pelas heranças que nós recebemos”, relembrou.
“Se eu tivesse uma visão equivocada como outros teria me equivocado e não levando essas conquistas adiante, mas tenho clareza da importância da Uern para a juventude do nosso estado eu resolvi ir a luta com você, Cicilia e hoje estamos celebrando juntos com vocês”, acrescentou.
A governadora disse que fica feliz quando participa da Assembleia Universitária da Uern. Lembrou ainda do papel inclusivo da instituição. “É uma alegria ver o quanto a universidade cresceu e se desenvolveu. São mais de 60 mil jovens que tiveram a oportunidade de exercer o direito fundamental que é o direito a educação”, disse.
Fátima disse ainda que a Uern é a cara da interiorização do ensino superior no Rio Grande do Norte. “A nossa Uern é berço da educação, da democracia e da liberdade do povo do Rio Grande do Norte”, complementou.
Ela ainda destacou que esta foi a primeira posse de reitora e vice sem a necessidade de lista tríplice. “Estamos dando posse a uma reitora e um vice sem que ninguém ameaçasse a escolha livre da comunidade acadêmica”, avaliou.
“Estamos aqui fazendo história”, acrescentou.