...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Artigo: O Nupics quer cuidar de você

*Artigo redigido pela professora Márcia Pinto, da Uern Natal.

Cuidar de si deveria ser a prioridade número um de todos nós. E estando bem, podemos cuidar do outro e fazer o outro bem também. Uma cadeia de bem estar sem fim. Mas não é assim que acontece! Priorizamos o material, influenciados por uma ideia sedutora de satisfação e “bem estar” no outro, no dinheiro, no poder, na carreira profissional, nas viagens, na moda, na ostentação das redes sociais… Olhamos para a vitrine e somos induzidos a pensar que nela está o ideal para a auto-satisfação e o fortalecimento pessoal. Esquecemos que é a estrutura dos alicerces que sustenta os castelos, ou seja, somente o olhar do autocuidado pode nos manter de pé.

Mesmo ciente dessa condição humana, insistimos em vestir uma armadura de que tá tudo bem. De que somos fortes, firmes e felizes. “Sou guerreira!” “Nada me abala”, “isso não acontece comigo”, “comigo é diferente!”, “eu posso controlar”, “depois eu descanso”, “preciso terminar tudo hoje”…  e quando menos se espera, a fortaleza começa a ruir…E precisamos de atenção para falar sobre dores e desamores.

É essa atenção no autocuidado que o Nupics quer promover na comunidade do Campus da UERN Natal. Um Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde que para além da articulação com o ensino, a pesquisa e a extensão, intrínseco a todo projeto, há uma preocupação real com o cuidado e o autocuidado. “É um núcleo vivo e pulsante que articula em seu cerne a humanescência de forma efetiva com uma concepção vitalista”, reforça a profa. Isabel Amaral, Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da UERN, idealizadora e entusiasta do projeto. E como profissional que é da Enfermagem, sabe que o cuidado é a essência da profissão que preza pelo afeto, atenção e empatia com o outro.

A criação do Núcleo foi institucionalizado em 2018 na Faculdade de Enfermagem do campus da UERN em Mossoró e ganhou destaque com suas ações efetivas de cuidado com o indivíduo para além da técnica do olhar biológico e curativista. Foi da profa. Isabel a iniciativa de ampliação do projeto para os campi fortalecendo a política institucional de qualidade de vida, saúde e bem-estar, cujo Programa  UERN Vida Saudável faz parte. 

A atenção do projeto se volta para a singularidade do ser e, dessa forma, “podemos contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas”, afirma o prof. Rodson Ricardo, coordenador do projeto na UERN Natal. “Estou convencido de que a nossa comunidade vai abraçar e aderir ao projeto” que foi institucionalizado enquanto projeto de extensão, considerando, inclusive, a vocação extensionista da UERN Natal. 

As atividades do Núcleo tiveram início no mês de fevereiro e já conquistou alguns e despertou a curiosidade de outros… “Assim que soube do Nupics em Natal, vibrei. Quando o atendimento começou, corri para agendar. Fiz auriculoterapia e quero fazer todas as terapias que tiverem oferecido. Tenho facilidade para tensionar minha musculatura, tenho ansiedade… Então acho muito importante essas práticas e os profissionais são ótimos. Além do mais, é uma maravilha ter essa possibilidade no local de trabalho”, relata Alda Leda, servidora da Biblioteca do campus.

O TNS Ricardo Trigueiro está ansioso pela sua sessão de ventosa. “Eu soube que as ventosas promovem uma sensação de bem estar e relaxamento. E quem não quer uma experiência assim? É bom para iniciar o trabalho e bom para finalizar também.”

Além da Ventosaterapia e da Auriculoterapia, o núcleo oferece também a Acupuntura, Aromoterapia e a Psicoterapia. Todos os dias, no turno vespertino, das 14h às 17h, na sala D2 do Complexo Cultural da UERN Natal. É só agendar com a simpática Sharon Gurgel, bolsista do projeto.

A busca pela qualidade de vida, almejada por todos, é um fator decisivo no ambiente de trabalho, pois o bem estar emocional gera também um melhor desempenho profissional. É isso que aponta diversas pesquisas sobre essa temática. Recentemente, a pesquisa Panorama do Bem-Estar Corporativo  da plataforma Gympass, revela que 83% dos entrevistados afirmam que o bem-estar é um pilar tão importante quanto o salário. A mesma pesquisa revela também que  29% dos trabalhadores afirmam que as empresas não se importam com a qualidade de vida dos trabalhadores. Neste sentido, podemos afirmar que o Nupics coloca a UERN na vanguarda, preocupado em levar para toda comunidade interna e externa, ações que priorizam o bem estar do indivíduo. “O Nupics quer cuidar de você. Com a ampliação para os campis, a UERN  tá dizendo que se preocupa com o servidor, com nossa comunidade e, assim, a universidade se fortalece enquanto uma instituição preocupada com o ser humano, base essencial de nossa maior riqueza”, finaliza a profa. Isabel Cristina.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support