Aprovado Doutorado em Ensino ofertado pela Uern

Texto: Luziária Machado

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebra mais uma conquista significativa no campo acadêmico com a aprovação do Doutorado em Ensino pelo Pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE).

O curso é ligado ao Programa de Pós-graduação em Ensino (PosEnsino), disponibilizado por meio de parceria entre a Uern, Ufersa e o IFRN, com o mestrado em ensino.

A aprovação do sexto doutorado ofertado pela Uern marca um passo importante no fortalecimento da pós-graduação, da pesquisa e formação de excelência na área educacional.

De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ellany Gurgel, esta conquista é o resultado de muita dedicação e compromisso de todos os envolvidos no Posensino. “Esta conquista representa um avanço na excelência acadêmica, incluindo o fortalecimento da pesquisa, a promoção do desenvolvimento local e a formação de profissionais altamente capacitados. Estamos entusiasmados com o impacto que esta conquista traz para a comunidade e para o futuro da educação em nossa região”.

A diretora da Faculdade de Educação, Meyre Ester Barbosa, ressaltou a relevância do novo programa para a instituição: “A conquista do Doutorado em Ensino tem um significado muito especial para a Faculdade de Educação, que tem como foco principal a formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental , mas que tem assumido historicamente a formação pedagógica dos professores dos cursos de licenciatura.   Em nossa região a demanda por formação stricto sensu  é expressiva, de modo que a implantação de um Doutorado que se volta para a formação de professores da educação básica tem um impacto social imensurável”.

O professor Marcelo Morais, coordenou o Posensino durante o processo de tramitação do projeto que cria o curso no CNE e atualmente é vice-coordenador. Segundo ele, a conquista é é resultado de um sonho e trabalho engajado, planejado, sério e sistemático de todos que fazem o programa, que visa uma educação pública cada vez mais forte no nosso estado e região. “Desde a aprovação na Capes, em dezembro de 2023, aguardávamos ansiosamente a autorização do MEC para seguirmos com os trâmites, de modo a efetivamente iniciar o funcionamento regular do curso, o qual garantirá a interiorização da oferta de formação em alto nível na área de Ensino, em uma pluralidade de temas e subáreas. Cabe registrar o apoio irrestrito das IES que ofertam o PosEnsino, que, juntas, garantem as condições para que o programa cresça e se consolide cada vez mais”.

Por fim, a reitora da Uern, Cicília Maia, expressou sua gratidão e entusiasmo diante da aprovação do programa: “Este é um momento de grande alegria para nossa universidade. O Doutorado em Ensino ampliará as oportunidades de pesquisa e formação de professores, contribuindo significativamente para o avanço da educação em nosso estado e no país como um todo.

Ainda segundo a reitora, a aprovação deste novo doutorado pelo CNE demonstra o compromisso da Uern em oferecer uma formação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão na área educacional. “Estamos ansiosos para receber os primeiros alunos e acompanhar suas trajetórias de sucesso. Agradeço a todos os envolvidos neste processo e reafirmo nosso compromisso em promover a excelência acadêmica e contribuir para o desenvolvimento da educação em nosso estado.”

Com a aprovação do Doutorado em Ensino, a Uern reafirma seu papel como uma instituição de ensino superior comprometida com a inovação, a pesquisa e a formação de profissionais de excelência.