A comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT) de Mossoró passará a contar com um atendimento especializado em saúde. Será inaugurado nesta quinta-feira (24), o Ambulatório LGBTT que funcionará na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN) e nas Unidades Básicas de Saúde de Mossoró. O lançamento será marcado por um Sarau, que ocorrerá a partir das 18h, na FAEN.
Esse modelo de ambulatório, que segue a linha de atenção integral em saúde à população LGBTT, é o primeiro do Rio Grande do Norte.
A iniciativa é do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade – desenvolvido numa parceria entre a UERN e a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) – e conta com o apoio do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade e do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia. Também são parceiros: a Maternidade Almeida Castro e a UFERSA.
O Prof. Dr. Lucídio Klebeson, coordenador da Residência Multiprofissional, explica que a linha de cuidado é o resultado de um trabalho coletivo que visa atender às necessidades de saúde da população LGBTT. “Iniciamos essa preparação há um ano. Serão ofertados atendimentos individuais e coletivos através da atuação de equipe multiprofissional que contará com profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social e medicina de família”, destaca Lucídio.
O ambulatório atende a uma demanda do movimento LGBTT e oferece atendimento especializado a uma população, de certa forma, desassistida. Todos os profissionais envolvidos estão vinculados à UERN e à Prefeitura Municipal de Mossoró.