O Ambulatório de Feridas da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Faen/Uern) alcançou a marca de mais de 600 atendimentos em apenas seis meses de funcionamento no ano de 2025. A unidade consolida-se como um importante serviço de atenção especializada, ensino e cuidado em saúde no município de Mossoró.
A iniciativa, que une ensino, pesquisa e extensão, oferece atendimento gratuito à população, reforçando o compromisso social da Universidade e fortalecendo a formação prática de estudantes e residentes. O Ambulatório é resultado da atuação integrada de estudantes da graduação, residentes da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, docentes e técnicos da Faen.
Para 2026, o serviço já está com vagas abertas para avaliação, ampliando o acesso da população ao cuidado qualificado, organizado a partir de critérios técnicos e protocolo de triagem pactuado. De acordo com o coordenador do Ambulatório de Feridas, o professor Lucídio Cleberson, os atendimentos ocorrerão da seguinte forma:
– Segundas, quartas e sextas-feiras: até 8 pacientes por dia, com prioridade para feridas complexas.
– Terças e quintas-feiras: até 12 pacientes por dia, destinados ao atendimento de feridas de menor complexidade.
Classificação de risco e fluxo assistencial
Lucídio explica que o ambulatório adota um protocolo de classificação de risco, garantindo segurança, resolutividade e integração entre os níveis de atenção à saúde.
Pacientes classificados como risco baixo e risco médio, caracterizados por lesões restritas à pele e tecido subcutâneo, ausência de infecção sistêmica, mobilidade preservada e doenças de base controladas, são atendidos na Atenção Primária à Saúde. “Esses usuários são contrarreferenciados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua área de abrangência, com os devidos registros assistenciais e orientações, fortalecendo a articulação da rede de cuidados”, informa.
Já os pacientes classificados como risco alto e risco muito alto incluem aqueles com feridas profundas, envolvendo tendão, músculo, articulação ou osso, limitações importantes de mobilidade, capacidade de autocuidado insuficiente, doenças de base não controladas, histórico de amputações, cirurgias para tratamento de feridas crônicas, grandes perdas cutâneas ou queimaduras de maior gravidade. Ficou pactuado que o Ambulatório de Feridas realizará atendimento exclusivamente a esses pacientes, em regime de Atenção Ambulatorial Especializada compartilhada com a Atenção Primária à Saúde.
“Essa organização do fluxo assistencial fortalece a Rede de Atenção à Saúde, qualifica o cuidado e assegura que cada paciente seja acompanhado no nível de atenção mais adequado à sua condição clínica”, afirma o coordenador.
Como agendar a avaliação
Para agendar a avaliação, os interessados podem procurar o Ambulatório da Faen/Uern, localizado na Rua Desembargador Dionísio Filgueira, nº 383, no Centro de Mossoró, ou entrar em contato pelo WhatsApp 84 98738-1617.
No dia da avaliação, os pacientes devem apresentar encaminhamento do serviço de saúde onde foram acolhidos anteriormente, cópia do RG e CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Para pessoas em situação de rua, não há necessidade de apresentação de encaminhamento.
Com resultados expressivos, organização assistencial e compromisso com o cuidado humanizado, o Ambulatório de Feridas da Faen/Uern reafirma seu papel estratégico na formação em enfermagem e na atenção especializada à população de Mossoró e região.
