Com mais de 70 atendimentos em seu primeiro mês, iniciativa da Faculdade de Enfermagem alia formação prática, humanização e cuidado gratuito à população de Mossoró
Com pouco menos de dois meses de funcionamento, o Ambulatório de Feridas da Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) já se destaca como referência em Mossoró no cuidado com lesões cutâneas. A iniciativa, que une ensino, pesquisa e extensão, tem promovido atendimento gratuito à população, reforçando o compromisso social da Universidade e fortalecendo a formação prática de estudantes e residentes.
Inaugurado no dia 9 de junho de 2025, o Ambulatório é resultado da atuação integrada de estudantes da graduação, residentes da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, docentes e técnicos da Faen. Em apenas um mês, o serviço realizou mais de 70 atendimentos a 25 pacientes em apenas 15 dias úteis — número bem acima das expectativas iniciais. “Pensávamos em atender seis pessoas por mês, mas já ultrapassamos essa meta e ampliamos a capacidade com a abertura de mais uma sala de atendimento”, relata o professor Lucídio Cleberson, coordenador da Residência Multiprofissional.

Atualmente, o ambulatório funciona às segundas e quintas-feiras no turno da tarde, e às quartas e sextas pela manhã. Os atendimentos são feitos por livre demanda ou por encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Os principais casos atendidos são lesões crônicas e traumáticas, especialmente em pessoas idosas, diabéticas e em situação de vulnerabilidade social.
Segundo a técnica Hosana Mirelle, coordenadora do ambulatório, o espaço também tem desempenhado papel fundamental no acolhimento de pessoas em situação de rua. “Nosso objetivo é garantir acesso ao cuidado com dignidade e empatia. Muitas dessas pessoas não teriam condições de tratar suas feridas sozinhas”, destaca.
Para Igor Muniz, estudante do 8º período da Faen, atuar no ambulatório tem sido uma experiência transformadora. “Cada curativo é mais do que um procedimento: é cuidado, ciência e compromisso com a cicatrização que transforma. É aqui que descubro, todos os dias, o porquê da minha paixão por essa área tão desafiadora quanto gratificante”, compartilha o estudante.
Além do atendimento técnico de excelência, a proposta do Ambulatório é pautada na humanização e na integralidade da assistência. A atuação multiprofissional tem permitido diagnósticos mais precisos e um acompanhamento mais eficaz da evolução dos pacientes. “O feedback tem sido bastante positivo. Já tivemos casos de alta e de feridas com difícil cicatrização que evoluíram de forma rápida e satisfatória”, afirma o professor Lucídio.
Apesar do sucesso, os desafios permanecem. A equipe conta com o apoio institucional e parcerias em andamento que devem viabilizar a ampliação do serviço. “Com a soma de esforços, esses desafios têm sido vencidos. Estamos em processo de ampliação de equipes e organização estruturais e do fluxo de atendimento”, completa Lucídio.
Para mais informações, dúvidas ou agendamentos, o ambulatório disponibilizou um novo número de contato: (84) 98738-1617. A equipe também está presente no Instagram (@ambferidas.faen), onde compartilha atualizações e conteúdos educativos sobre o cuidado com feridas.
Foto de capa: Ênio Freire/Uern