Alunos do Curso de Odontologia são recepcionados no Samba da Uern Caicó

Na entrada da sala onde seria realizado o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) da Uern Caicó, nesta terça-feira (26), a caloura do curso de Odontologia Gabriela Marques foi convidada, junto dos colegas ingressantes, a escrever uma palavra que sintetizasse suas expectativas e desejos em relação aos próximos anos na Universidade.

A palavra escolhida pela estudante, “momentos”, simbolizou não apenas a espera em relação ao futuro, mas a importância do acolhimento proporcionado pela Universidade no início da graduação.

“Eu escolhi essa palavra porque o que eu espero viver nesses próximos anos são esses momentos marcantes, essas experiências que vão ser importantes e trazer alegria também”, comentou Gabriela.

Ao longo da manhã, ela e o restante da turma participaram de diversas ações que promoveram o acolhimento e as informações mais relevantes para os discentes.

A caloura Gabriela Marques destacou a expectativa sobre os momentos marcantes e aprendizados da graduação

Durante o semiário, a diretora do Campus, professora Shirlene Mafra, deu as boas-vindas aos estudantes e destacou a importância do laço que eles agora começam a construir com a Universidade.

“O que queremos é que esse tempo que vocês vão passar na Universidade seja um “tempo vivo”, de muitas experiências e relações. Que as pesquisas que vocês desempenharem aqui, não sejam apenas para enriquecer o currículo Lattes, mas que sejam uma contribuição para a população de modo geral, para quem vocês podem contribuir bastante”, frisou a diretora.

Também presente ao evento, a pró-reitora de Administração da Uern, professora Simone Gurgel, salientou a ênfase dada pela instituição à formação humana, que respeita e enaltece a pluralidade e prima pela qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão.

O coordenador do Curso de Odontologia, professor Glécio Filho, explicou aos calouros detalhes sobre o curso e apontou a necessidade de integração entre os estudantes e a comunidade acadêmica como um todo na luta constante para a melhoria da graduação e da relação entre a universidade e a comunidade.

Já o técnico-administrativo Abner Praxedes, que representou a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), apresentou os discentes detalhes sobre a atuação da pró-reitoria e os principais programas e auxílios oferecidos pela Universidade.

“O objetivo da Universidade não é construir barreiras, mas sim pontes entre a academia e a comunidade. A partir de agora vocês vão fazer parte disso e carregar o nome da Uern com vocês”, salientou.

Além do acolhimento inicial, os estudantes assistiram a vídeos institucionais sobre a estrutura da Universidade, participaram de sorteio de brindes e tiveram um momento de integração com membros do Centro Acadêmico do curso, que apresentaram aos calouros pesquisas e ações diversas da graduação.

Evolução
Após o seminário, outra ingressante do curso de Odontologia, a discente Hérika Dantas, destacou o sentimento de acolhida na chegada à graduação.

“Eu estou no espectro autista e pra mim foi um desafio grande chegar aqui. Hoje mesmo foi um desafio vir pra cá. Mas eu quero permanecer e quero continuar aprendendo”, comentou a aluna, que escolheu a palavra “evolução” para retratar sua expectativa sobre a vivência universitária.

A aluna Hérika Dantas comentou a importância da acolhida para os discentes

“A gente que faz parte do espectro autista muitas vezes sente um não pertencimento. Mas a acolhida que a gente recebeu aqui e o discurso sobre inclusão e pluralidade dão mais segurança”, comentou a aluna.

Confira mais registros do seminário neste link.