Alunos do curso de Letras do CAMEAM apresentarão trabalho em congresso internacional

Dois alunos do curso de graduação em Letras – Língua Portuguesa, do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros, tiveram suas propostas de trabalho aprovadas para o III AFROLIC – Congresso Internacional de Literatura Africana. O evento será realizado entre os dias 29 e 31 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

Geovani José da Silva, do 7º período, apresentará o artigo “Menino, no tempo do branco isto não era assim…”. O trabalho faz uma análise do romance “Bom dia, camaradas” (2014), de autoria de Ondjaki, escritor e poeta angolano, que narra as experiências de uma criança angolana durante o período de recente emancipação política do país: suas experiências no dia a dia em casa e na escola. Refletindo sobre e a partir da obra, o estudante analisa a personagem Camarada Antônio e seu papel de rejeição ao regime democrático resultante do processo de independência do país, em defesa da aculturação portuguesa.

Já Clécia Viviane Elias da Silva, do 4º período, vai apresentar o artigo “Na minha pele”, de Lázaro Ramos: Uma Leitura em Sala de Aula. A leitura proposta neste artigo tem como base o livro “Na minha pele” (2017), de Lázaro Ramos, e visa ampliar o debate em sala de aula sobre as várias questões que envolvem o racismo no Brasil, desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, análise literária e uma atividade prática de leitura.

Ambos os trabalhos são orientados pela Profª. Me. Concísia Lopes dos Santos, doutoranda em Estudos da Linguagem. Os alunos são voluntários no projeto de pesquisa institucional da UERN.

O AFROLIC é uma associação de estudos literários e culturais africanos que foi criada a partir do Encontro de Professores de Literaturas Africanas. Periodicamente são realizados congressos internacionais para discutir e fortalecer cada vez mais as pesquisas em torno das literaturas africanas. Neste ano, o AFROLIC terá como o tema: Oralidade e Crioulização nas Línguas e Literaturas Africanas.