...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alunos da Uern Patu celebram conclusão de um ciclo marcado por grandes desafios

O tão sonhado dia da colação de grau chegou para 87 alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Campus Patu. Os discentes dos cursos de Pedagogia, Educação do Campo, Ciências Contábeis, Letras Português e Matemática vivenciaram ontem, 11, momentos de emoção ao lado de seus familiares e de toda a comunidade acadêmica.

Foto: Ênio Freire

As cerimônias, que aconteceram no Auditório da Uern Patu,  foram presididas pelo vice-diretor da unidade, professor Benedito Costa. “A gente todo ano entrega para a sociedade vários alunos formados nos mais diversos cursos, que vão atuar nas diversas áreas da educação aqui na nossa região, além dos alunos de Ciências Contábeis, que atendem praticamente a todo empresariado aqui da região. Então a nossa universidade tem esse papel fundamental de oferecer profissionais para atuarem com competência e dar suporte ao desenvolvimento social e econômico da nossa região”, comentou.

A Uern tem sido um espaço de oportunidades e descobertas para milhares de jovens, como foi o caso de Naiana Alves, estudante do curso de Letras, que foi uma das formandas de ontem. “Eu me descobri no meu curso. Durante os quatro anos eu percebi que é isso que eu quero para a minha vida, eu quero persistir, quero fazer mestrado, quero continuar na minha carreira de professora. A Uern me refez durante esses quatro anos e sou muito grata a essa universidade por todas as oportunidades”, afirmou.

Durante as cerimônias, estudantes e professores recordaram as dificuldades enfrentadas durante a graduação, que foram muitas, mas que não os impediram de chegar ao objetivo final. Em seu discurso, Manoel Neto, formando do curso de pedagogia e orador da turma, comentou sobre o início do curso, que aconteceu ainda no período da pandemia de Covid. “Nossos primeiros encontros não foram nos corredores da Uern, mas através de telas, de forma remota. Ao longo da caminhada, fomos transformados e tocados, e que caminhada intensa! Vivemos desafios e muitas alegrias, e o mais bonito é que crescemos juntos”, disse em seu discurso. 

A estudante de Ciências Contábeis e também oradora da turma, Lorena Maia, compartilhou do mesmo sentimento. “A jornada foi cheia de altos e baixos e o que mais marcou foi o apoio mútuo. Cada abraço nos ajudou a estarmos aqui”, e finalizou “Vamos seguir em frente com coragem porque temos o poder de transformar nosso futuro e o de tantas pessoas.”

A professora Alcivânia Meneses, uma das paraninfas, falou de seu orgulho pelas turmas, que superaram tantos desafios para chegar até aqui. “Quero expressar o orgulho que sinto pela dedicação e capacidade de superar desafios diários, que não foram poucos. Vejam onde estão, vejam as pessoas aqui vibrando e transbordando alegria pela conquista de vocês. Tenho certeza que serão profissionais de excelência. Lutem sempre pela formação e pela dignidade humana em seus espaços”, finalizou.

E como não poderia faltar, ao final da cerimônia, estudantes jogaram o capelo para o alto e celebraram, com gritos e aplausos, esse momento histórico em suas vidas.

Fotos: Ênio Freire

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support