...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alunos da UERN participam de III Congresso Nacional do Cangaço

O III Congresso Nacional do Cangaço contará com a presença de 38 alunos do curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Vitória da Conquista (BA) que ocorre nos dias 23, 24 e 25 de outubro.

O evento terá como tema “Sertões: memórias, deslocamentos, identidades”. Na oportunidade o professor Dr. Lemuel Rodrigues do Departamento de História da UERN apresentará trabalhos. Outro professor da UERN em destaque será Marcílio Lima Falcão, que além de apresentar trabalhos lançará o livro “Jararaca: memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiros de Lampião em Mossoró” pelo selo Edições UERN.
O evento se configura como uma oportunidade singular e inovadora que busca promover a discussão em torno de questões que envolvem o processo de construção das representações sobre os sertões, dentre elas: cangaço, religiosidade, artes, identidades, entre outras manifestações culturais, enfim, sua própria historicidade. A programação prevê conferências, mesas-redondas, minicursos, simpósios temáticos, lançamento de livros, mostra de filmes, exposições e atividades culturais. É uma realização da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Com este evento, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) possibilitará uma profícua articulação das discussões sobre novas temáticas, abordagens, objetos de pesquisa, metodologias de pesquisa e ensino, teorias e práticas do fazer historiográfico local, regional e nacional com o que está sendo discutido em outros espaços do país e do mundo em relação ao cangaço e a outras temáticas relacionadas aos sertões. O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior e educação básica, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais, além de membros da comunidade regional interessados na temática.

O Congresso Nacional do Cangaço já é um evento consolidado nacionalmente, com duas edições realizadas: a primeira no ano de 2009 em Brasilia-DF e a segunda no ano de 2011 em Cajazeiras-PB no campus da Universidade Federal de Campina Grande. Desde sua fundação em 13 de junho de 1993, a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), vem ampliando sua atuação e buscando novos parceiros. Este ano, ao firmar parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – campus de Vitória da Conquista, busca ampliar as suas fronteiras de atuação, pois entende tratar-se de um momento ímpar que se renova periodicamente com a finalidade de promover o diálogo entre historiadores e pesquisadores de outras áreas de conhecimento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support