Preocupados com os impactos ambientais, concluintes do Curso de Ciências Biológicas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), estão cada vez mais procurando especialização. O interesse pela pós-graduação não é apenas curricular, mas, principalmente, para orientar políticas públicas de proteção ao meio ambiente.
É o caso de Eleneida Pinto Gurgel que vê no Mestrado de Ciências Naturais, a oportunidade de estudar o bioma da caatinga. “É um assunto bem nosso que precisamos conhecê-lo mais profundamente”, afirma, destacando a importância da UERN em ofertar a especialização. Outra que está se habilitando ao mesmo mestrado é Rita Aparecida Miranda. “Os problemas naturais sempre me chamaram a atenção e louvo a atitude da UERN em nos dar a chance de seguir numa área afim”, diz, apontando as questões de salinização do rio, áreas devastadas, poluição do Rio Apodi/Mossoró e outros problemas como objetos de pesquisa e estudo para politicas públicas ambientais.
Os alunos de Ciências Biológicas da UERN estão sendo aprovados em programas de pós-graduação de diversas instituições. Identificada com a área de ecologia, Marília Araújo da Silva fará Mestrado em Ecologia e Conservação, na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). “Espero com esse mestrado poder continuar me desenvolvendo nessa área”, adianta, reconhecendo o esforço dos professores na motivação dos alunos. Ricardo Gonçalves Santos e Liliane Freitas Trigueira também vão cursar mestrado na UFERSA.
Somente este ano, três ex-alunos da UERN foram selecionados pela Universidade Federal do Ceará (UFC) para mestrado na área de Bioquímica: Thiago Fernandes, Rayane Farias e Isabel Cristina.