Aluno da Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas publica artigo em revista Qualis A1

O aluno Marco Aurélio Freire, do do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGMCF), teve nesta semana artigo publicado na página principal da revista Biology, a qual tem classificação A1 no sistema Qualis Capes – o conceito mais elevado na avaliação de periódicos.

Intitulado “Cellular and Molecular Pathophysiology of Traumatic Brain Injury: What Have We Learned So Far?” (“Fisiopatologia celular e molecular da lesão cerebral traumática: o que aprendemos até agora?”, em português), o artigo trata da lesão traumática do cérebro, uma das principais causas de morbidade no mundo.

Marco Aurélio foi também professor visitante da Uern entre os anos de 2016 e 2018

“O estudo aborda especialmente os aspectos de edema cerebral, resposta inflamatória, estresse oxidativo e excitotoxicidade decorrentes de uma lesão cranioencefálica, além de caracterizar alguns biomarcadores associados à lesão traumática e a translacionalidade dos dados obtidos em modelos animais, bem como as limitações desses modelos”, ilustra Marco Aurélio.

O doutorando ressalta a relevância do estudo diante do aumento da incidência das lesões desse tipo, sobretudo devido à ampliação da densidade populacional e ao uso crescente de veículos motorizados e bicicletas como meios de transporte.

“Então, é fundamental que estudos relacionados aos eventos associados ao trauma encefálico sejam realizados, de modo a fornecer um melhor entendimento sobre o tema, por se tratar de importante assunto de saúde pública”, frisa o discente, que foi professor visitante da Uern entre os anos de 2016 e 2018, atuando no Curso de Medicina e no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS).

O estudo foi feito em colaboração com os professores Rafael Lima, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e  Daniel Falcão, da Virginia Commonwealth University (VCU), nos Estados Unidos, onde Marco Aurélio realizou realizou o período de doutorado sanduíche.

O artigo completo pode ser acessado nesta página.