Quando estava nos primeiros períodos do curso de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Viviane Soares traçou uma meta: fazer um mestrado no exterior.
Admiradora da cultura japonesa, ela descobriu uma oportunidade dada pelo Consulado Japonês às nações amigas. Consciente, ela conciliou a faculdade com a preparação para atingir a meta. O primeiro passo foi fazer o Curso de Japonês no Núcleo de Estudo e Ensino de Línguas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (NEEL/UERN) onde terminou mais a frente se tornando professora.
Preparada e prestes a se formar, ela fez a seleção para a Universidade Federal de Kobe. Na semana passada, ela recebeu a boa notícia: foi aprovada para o Mestrado em Direito Internacional. “Recebo essa notícia com muita felicidade. Sou admiradora da cultura japonesa e desde o início do curso soube que tinha essa oportunidade, me preparei e fui atrás”, declarou a estudante que precisou antecipar a colação de grau em Direito. Fato que ocorreu na manhã desta terça-feira.
Agora Viviane Soares prepara as malas para ir para o outro lado do mundo, deixando a mãe Lizete Soares apreensiva com a saudade que vem pela frente. “Estou com muito orgulho, mas algo deixa a desejar: ela vai ficar fora do país por dois anos e meio”, frisou.
O Vice-Reitor Aécio Cândido também manifestou o orgulho de ver uma aluna dos quadros da UERN ir para o exterior. “Um dos pontos fundamentais das universidades é a internacionalização. Quando sabemos que estudantes nossos conseguem se sobressair. Para nós é motivo de muita satisfação. Com certeza uma universidade japonesa é de muita qualidade”, acrescentou.
OUTROS
Também colaram grau os estudantes Thiago Fernandes Martins, Rayanne Farias da Silva e Isabel Cristina da Costa Sousa do curso de ciências biológicas; Gerlânia Maria Rocha Sousa do curso de ciências econômicas e José Roberto de Moura Rolim do curso de ciências da Religião.