Agência Uern Inova conquista avanços nos setores de empreendedorismo e inovação

Estimular a produção científica, o empreendedorismo e a inovação dentro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Em um ano de pleno funcionamento na Instituição, a Agência Uern Inova, vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, vem cumprindo a sua missão de fomentar uma cultura inovadora entre a comunidade acadêmica.

No último ano, houve um aumento de 375% de criação de propriedades intelectuais de titularidade da Uern. Atualmente, a Instituição conta com sete invenções patenteadas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por gerir o sistema brasileiro de concessão de patentes, seja como autora principal ou cotitular. Além disso, conta com dezenas de pedidos em andamento.

A Agência Uern Inova conquistou a aprovação de importantes resoluções como a Propriedade Intelectual + Transferência de Tecnologia e de Empresas Juniores. “Essas resoluções são fundamentais para dar segurança jurídica ao nosso trabalho”, destaca a diretora da Agência, Cíntia Sousa.

Ela ressalta que a Agência conseguiu a Central das Empresas Juniores e seu Regimento Interno, o Credenciamento oficial das Ejs e a construção de novas EJs na UERN multicampi. Para a diretora, o fortalecimento das empresas juniores representa uma maior aproximação com os estudantes, de modo a incentivar o aluno a desenvolver pesquisas em sua área e colocar em prática o conteúdo teórico visto em sala de aula.

Outro ponto que vale destacar é o avanço na criação da minuta da Política de Inovação, aprovada pelo Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação (CIPI) e aguardando análise do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). “Essa minuta nos dará diretrizes maior do que queremos para o futuro, no que tange o setor de inovação”, diz Cíntia Sousa.

A Agência Uern Inova vem contribuindo para o estabelecimento de novas parcerias com empresas (Potiguar e BQMIL) e instituições (SEBRAE e FIERN), tem mantido um diálogo constante com as Incubadoras da Uern e as Startups

Cintia Sousa enfatiza que a Uern Inova vem cumprindo o seu papel de aproximar a Uern e a comunidade externa no que tange à discussão e à implementação de ações que envolvam conhecimento científico, cultural, tecnológico, inovador e empreendedor. Também tem apoiado e acompanhado empresas juniores, incubadoras e startups, bem como estimulado a transferência de tecnologia através de parcerias com empresas da região.

DESTAQUES DA AGÊNCIA UERN INOVA

– Resoluções, como a de Propriedade Intelectual + Transferência de Tecnologia e Empresas Juniores

– Criação da Central das Empresas Juniores e seu Regimento Interno

– Credenciamento oficial das EJs