Nesta segunda-feira, 5, a Agência de Comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Agecom/Uern) realizará debate entre os(as) candidatos(as) a vice-reitor(a) da Instituição. A transmissão terá início às 19h, pelo Canal Uern Oficial no YouTube: https://www.youtube.com/channel/uernoficial.
Participarão os(as) candidatos(as): Francisco Dantas de Medeiros Neto, Kelânia Freire Martins Mesquita e Maria José da Conceição Souza Vidal. A mediação é do jornalista João Moura, da Agência de Comunicação da Uern.
Os debates contarão com 5 blocos, conforme regras especificadas abaixo. O debate deverá ser pautado no respeito mútuo entre os(as) candidatos(as). Os casos de pedido de direito de resposta serão analisados por uma comissão julgadora composta de pelo menos três membros, a ser designada pela Comissão Eleitoral.
No próximo dia 12 de abril, a Agecom/Uern fará debate com os candidatos(as) a reitor(a), também com transmissão pelo Canal Uern Oficial no YouTube.
Os debates têm como objetivo contribuir com o processo democrático da Uern e com a ampliação da divulgação das propostas dos(as) candidatos(as) a reitor(a) e vice-reitor(a) junto à Comunidade Acadêmica. A ação faz parte da política de fortalecimento da comunicação com a sociedade e transparência adotada pela gestão institucional.
A eleição para reitor(a) e vice-reitor(a) da Uern acontece no dia 14 de abril, exclusivamente pela internet, através da plataforma SigEleição. Podem votar professores, técnicos e estudantes da instituição. Para ter acesso é preciso realizar o cadastro na plataforma SIG até o dia 12 de abril.
⇒ Confira as regras para o debate da Agecom/Uern
Bloco 1: Considerações iniciais e perguntas entre os candidatos.
A ordem sobre quem pergunta primeiro será mediante sorteio. Quem responde, em seguida, pergunta para o candidato que não participou do primeiro embate para evitar que um dos candidatos tenha que perguntar para ele mesmo. Para garantir que todos respondam, não poderá ser feita pergunta para quem já respondeu.
Cada candidato terá 1 minuto para suas considerações iniciais. Serão 30 segundos para cada pergunta e 3 minutos para cada resposta. Será 1 minuto e 30 segundos para a réplica e 1 minuto para tréplica.
Bloco 2: Perguntas elaboradas por profissionais da Agecom/Uern que serão escolhidas via sorteio.
Será sorteado um candidato para responder e outro para comentar, de modo que todos os candidatos respondam e comentem.
Serão 3 minutos para cada resposta e 1 minuto e 30 segundos para o comentário sobre a pergunta.
Bloco 3: Candidatos perguntam entre si.
A ordem sobre quem pergunta primeiro será mediante sorteio. Quem responde, em seguida, pergunta para o candidato que não participou do primeiro embate para evitar que um dos candidatos tenha que perguntar para ele mesmo. Para garantir que todos respondam, não poderá ser feita pergunta para quem já respondeu.
Serão 30 segundos para cada pergunta e 3 minutos para cada resposta. Será 1 minuto e 30 segundos para a réplica e 1 minuto para tréplica.
Bloco 4: Perguntas elaboradas pelas entidades que representam os três segmentos da Uern – Aduern, Sintauern e DCE –, e que serão enviadas previamente para a Agecom.
Como no segundo bloco, será sorteado um candidato para responder e outro para comentar, de modo que todos os candidatos respondam e comentem.
Serão 3 minutos para cada resposta e 1 minuto e 30 segundos para o comentário sobre a pergunta.
Bloco 5: Considerações Finais
Cada candidato terá o tempo de 1 minuto para suas considerações finais. Caso haja pedido de direito de resposta no bloco anterior, será concedido neste bloco, a depender da avaliação da comissão julgadora.
O debate deverá ser pautado no respeito mútuo entre os(as) candidatos(as), não sendo admitidas agressões por meio de palavras de baixo calão. Também não serão admitidas manifestações de caráter racista, sexista, xenofóbica ou qualquer outro tipo de manifestações que agridam minorias. Os casos de pedido de direito de resposta serão analisados por uma comissão julgadora composta de pelo menos três membros, a ser designada pela Comissão Eleitoral.