Texto: Iasmin Cardoso – Estagiária de Jornalismo
O projeto Ações Afirmativas e Saúde Mental para Estudantes Socialmente Vulnerabilizados na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (AfirmaSUS/Uern) marcou o início das atividades com um encontro entre autoridades da instituição, realizado no dia primeiro de dezembro.
O momento contou com a presença de representantes da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD/Uern), direção da Faculdade de Enfermagem (Faen/Uern) e chefia do Departamento de Enfermagem (DEN/Uern).
O projeto AfirmaSUS tem como objetivo desenvolver processos formativos no ensino superior, articulando o ensino, pesquisa, extensão e a cultura entre alunos que ingressaram na instituição através de Ações Afirmativas.
Para isso, as atividades são realizadas sob coordenação dos professores da Faen, Alcivan Nunes e Deivson Wendell, com participação de alunos dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Medicina e Serviço Social.
O professor Alcivan Nunes explica o que já foi construído até o momento. “Nesse primeiro semestre, discutimos os objetivos do projeto e a necessidade de articulações com outras instituições e internamente com outros cursos”, relata.
O surgimento do AfirmaSUS se deu a partir da necessidade de empreender políticas e ações institucionais, configuradas pelo olhar da interseccionalidade, que assegurem o suporte acadêmico e social para estudantes em contextos de vulnerabilidade. Assim, ele atua como uma iniciativa que busca integrar diferentes setores da universidade em prol dessa garantia.
Para o mês de janeiro estão previstas atividades incluindo o planejamento das ações para 2026.1, dando continuidade ao que já vem sendo construído.
