No palco do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, aluno(as) de diversas atividades artísticas e culturais do projeto Uern Ação: Arte e Educação apresentando o que aprenderam ao longo do ano. Um 2022 de muito aprendizado, realizações e ampliação dessa e de várias outras ações extensionistas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conduzidas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
O crescimento do Uern Ação nos últimos 12 meses proporcionou que mais pessoas fossem beneficiadas com cursos, oficinas e aulas de teatro, ballet, danças urbanas, violão, flauta doce, coral infantil, letramento digital, natação, oficina de leitura e escrita para adultos, artesanato, entre outros.
Participaram das atividades mais de 200 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos dos polos Projeto Esperança (bairro Bom Jardim), Fundação Casa do Caminho (bairro Barrocas) e Casa Assistencial Nosso Lar (bairro Aeroporto). O primeiro polo funciona desde 2018. O segundo foi inaugurado em março e o terceiro, em setembro deste ano.
“Dentro de um projeto que nós, enquanto gestão, por orientação da professora Cicília Maia e do professor Chico Dantas, iniciamos de aproximar ainda mais a Universidade da comunidade, passamos a ampliar as atividades por meio de outras parcerias. Com isso, o Uern Ação chegou a mais pessoas, a mais bairros de Mossoró e a ideia pra 2023 é que possamos ampliar, chegar em outros pontos da cidade”, comentou o titular da Proex, professor Esdras Marchezan.
Outro desafio é levar aos demais campi (Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros) a experiência positiva do projeto, criando uma espécie de polos de extensão descentralizados.
Através da extensão, que com o ensino e a pesquisa formam os pilares de sustentação de uma universidade, as instituições de ensino superior conseguem se aproximar ainda mais da comunidade onde está inserida.
Extrapolar os muros da Universidade é uma bandeira defendida pela reitora Cicília Maia.
“É o que eu mais tenho pedido a nossa equipe. Não adianta estarmos em uma universidade somente em sala de aula, nós precisamos levar o que sabemos fazer de melhor em termos de ensino, pesquisa e extensão para a sociedade. A sociedade precisa entender o que é que nós fazemos e o que nós fazemos de melhor quando estamos juntos, vivenciando os desafios e solucionando os problemas”, destacou.
Um exemplo bem-sucedido de intervenção social é o tradicional Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern) que, depois de dois anos de pandemia, voltou a ser realizado presencialmente.
Durante os dias 17 e 21 de outubro, crianças e jovens de quase 30 escolas e grupos teatrais de várias regiões do Estado subiram ao palco do Teatro Lauro Monte Filho para mostrar seus talentos e encantar o público com suas atuações. Antes disso, os artistas participaram de oficinas preparatórias para melhor desenvolverem seus trabalhos.
Em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a Uern realizou o evento UniverCidades na praça do conjunto Vingt Rosado em Mossoró e levou serviços de cidadania, saúde, educação e lazer aos moradores da região.
O vice-reitor da Uern, professor Chico Dantas, ressaltou a importância de uma iniciativa como essa.
“Duas universidades públicas se juntam para a realização de atividades voltadas à extensão universitária, que é a universidade para além dos muros. Um projeto extremamente importante que nasce aqui em Mossoró, que tem aí uma perspectiva de projeção e de visita a outros lugares e o retorno disso, o benefício disso, é todo pra comunidade. É a comunidade cada vez mais ligada e presente dialogando com a universidade”, destacou.
Não só ir onde as pessoas estão, mas também abrir as portas para a comunidade externa entrar, conhecer e se sentir à vontade para lá querer estudar. Essa é a proposta da Feira de Profissões, um evento realizado anualmente para apresentar a Uern aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aguardam a abertura do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para escolher um curso superior.
Antes realizada apenas no Campus Mossoró, a Feira chegou, neste ano, a todos os outros campi, apresentando cursos, serviços, estrutura etc da Universidade a mais de 2.500 estudantes de escolas públicas e privadas de várias regiões do Estado.
“A Feira de Profissões da Uern é o maior evento desse tipo no RN em termos de participação de estudantes e abrangência”, completou Esdras Marchezan.
Para fortalecer o vínculo academia-sociedade e estreitar as relações, a Proex realizou, pela primeira vez, o Elo Uern, agregando eventos paralelos, desenvolvendo atividades diversas, no sentido de oportunizar vivências e partilhas com atividades presenciais e remotas, descentralizadas e inovadoras. Dentro da programação, aconteceu mais uma edição do tradicional Salão de Extensão.
Fortalecendo seu protagonismo e as relações interinstitucionais, a Uern assumiu, em 2022, a coordenação da regional Nordeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex).
Para o professor Marchezan, tal feito coloca a Uern em evidência nessa articulação com as demais instituições de ensino superior estaduais, federais e municipais da região Nordeste e de todo o Brasil.
No mês passado, a Uern recebeu pró-reitores(as) de extensão de diversas universidades estaduais e municipais do Brasil inteiro para o I Fórum de Extensão da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
Organizado pela Câmara de Extensão da Abruem e pela Proex, o evento debateu assuntos importantes e urgentes para a extensão universitária, como a internacionalização da extensão, curricularização da extensão nos cursos de graduação e indicadores da extensão nas instituições públicas de ensino superior.
O desafio para os próximos meses na área da Extensão da Uern é ampliar o suporte e os recursos, buscando parcerias que proporcionem que mais eventos, atividades, cursos, entre outras ações, extrapolem os limites da Instituição e cheguem à sociedade.