...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ação de rastreamento contra o câncer de colo uterino leva atendimento gratuito a mulheres

Texto: Iasmin Cardoso – Estagiária de Jornalismo

O câncer de colo de útero é um dos tipos mais comuns de câncer ginecológico, onde o vírus do Papilomavírus Humano (HPV) é a sua principal causa. A doença é grave, afetando diretamente as mulheres, sendo o tipo de câncer que mais mata jovens de até 36 anos.

Apesar de evitável, a doença é considerada problema de saúde pública mundial, particularmente em países menos desenvolvidos Por isso, iniciativas que oferecem atendimento gratuito são essenciais para reforçar a importância da prevenção contra o HPV e do cuidado com esse público.

Com esse objetivo, a Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), promoveu, no dia 30 de agosto, um mutirão de rastreamento contra o câncer de colo uterino nos ambulatórios clínicos da instituição, com participação da coordenadora do projeto, Isabelle Cantídio, além de professores e estudantes, juntamente com a Residência Médica e com o internato em ginecologia e obstetrícia da Uern. A atividade teve ainda a parceria da Prefeitura de Mossoró, possibilitando a atualização do cartão de vacinas.

O público-alvo da ação foram mulheres entre 25 e 64 anos, mas também houve espaço para jovens que já iniciaram a vida sexual e buscavam prevenção contra o HPV. Ao todo, 26 mulheres foram atendidas com exames de papanicolau, teste de DNA-HPV e colposcopia. Além disso, a ação levou também a vacinação contra o vírus do HPV para mulheres acima da idade recomendada, ademais os exames gratuitos para pacientes de comunidades locais e da região.

A professora Rita de Cássia, de 51 anos e 3 filhos, relata não ser a primeira experiência com o atendimento ambulatorial da Uern. “Assim que soube do mutirão, dei preferência em vir porque confio muito no trabalho da instituição. É uma ação importante e necessária, que reúne profissionais da saúde e estudantes de medicina para atender diretamente à população”, frisa.

Sua colega de profissão, Mara Barros, veio por indicação de Rita. Com 37 anos, Mara informa que se dedica a cuidar da saúde desde cedo. “Já queria realizar o exame preventivo, vi no mutirão essa oportunidade. Na minha família tem histórico de câncer, então tenho o cuidado redobrado em procurar qualquer indício”, comenta.

Isabel Cristina, de 53 anos e 2 filhos, declara que é a primeira vez participando das ações dos ambulatórios. “Não conhecia, vim por conta própria e também para cuidar da minha saúde. Através do mutirão consegui realizar esses exames”, destaca.

Entre o público mais jovem, Ana Júlia, de 18 anos, demonstrava ansiedade para realizar seu primeiro exame preventivo, ressaltando a importância de dar o primeiro passo para iniciar os cuidados com a saúde desde cedo.

Projeto promove atendimento para as mulheres até o mês de dezembro

A ideia do mutirão partiu de um projeto de pesquisa da Uern em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o qual foi aprovado por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A proposta desse projeto é realizar um mutirão por mês, até dezembro. Também expandindo o mutirão de atendimento para outras cidades, atingindo até 1.000 mulheres.

A professora Isabelle Cantídio, coordenadora da atividade, enfatiza os objetivos da ação. “Através deste projeto procuramos organizar o rastreamento de câncer do colo de útero em Mossoró. Além de desenvolver um algoritmo que possibilite diagnosticar, de forma precoce, o câncer uterino e trazer um tratamento eficaz para as pacientes”, ressalta.

A professora Allyssandra Rodrigues, diretora da Facs, compartilha a importância do trabalho da instituição na realização do projeto de pesquisa e nas ações de atendimento gratuito à população. “Há 21 anos a Facs realiza projetos de extensão, construindo confiança e credibilidade, presente todos os dias em diferentes espaços”, diz.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support