...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ação da Uern incentiva a doação de cabelos para confecção de perucas

Dentro das ações alusivas à campanha Outubro Rosa, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), realizou na manhã desta sexta-feira, 10, pelo segundo ano consecutivo, o corte de cabelo solidário. A iniciativa busca incentivar a doação de cabelos para a confecção de perucas que serão doadas a mulheres que estão em tratamento contra o câncer.

Em 2024, cerca de 40 doações foram arrecadadas em Mossoró e nos demais campi da Universidade. “A ação que nós estamos desenvolvendo hoje tem um impacto muito significativo na vida das mulheres que estão na luta contra o câncer porque vai promover sua autoestima. Além disso, é uma ação que realmente mexe com a sociedade de forma positiva e enaltece o lado mais humano que cada um de nós tem”, disse Lúcia Dantas, Chefe do Setor de Qualidade de Vida da Progep/Uern.

Dona Neide Melo já enfrentou um câncer e sabe da importância da doação de cabelos. Hoje, ela faz parte do Ateliê Amor em Fios, que confecciona perucas, as quais são doadas para mulheres em tratamento. “A importância é grande porque quando a gente faz tratamento é muito difícil a gente perder os cabelos. Então um evento desse é de grande importância para garantir a autoestima dessas mulheres”, afirmou.

A ação conta com o apoio da cabeleireira Gleiciane Medeiros. “Para mim, é uma alegria muito grande participar dessa ação e usar meu dom e meu talento em prol do outro”, comentou. Além de um corte profissional, as doadoras ainda têm direito a eternizar esse momento com uma foto feita pelo fotógrafo Ênio Freire, do setor de audiovisual da Agência de Comunicação da Uern (Agecom/Uern).

Mariana Rebouças é recepcionista e sempre teve o cabelo longo. Motivada em ajudar o próximo, ela resolveu cortá-lo. “A gente sabe que o cabelo é algo bastante importante na vida da mulher, então eu fico realizada. É uma sensação de plenitude por estar ajudando outras mulheres”, declarou.

A servidora da Uern, Monalisa Gurgel, também aderiu à iniciativa. Além de ajudar a causa, ela teve outro motivo especial  que a levou a cortar o cabelo durante essa ação. “Eu resolvi fazer a transição capilar e aceitar o meu cabelo cacheado pra ser um exemplo pra minha filha. Ela tem cinco anos e tem cabelos longos, cacheados, é a coisa mais linda. Então eu quero que ela aceite o cabelo dela também”, informou.

Ao finalizar o procedimento, a sensação de Monalisa foi a melhor possível. “Foi incrível. Além de estar ajudando outras pessoas, ainda saí com a autoestima renovada. Amei o meu corte”, afirmou.

Na próxima terça-feira, 14, haverá novamente o corte solidário. Dessa vez, acontecerá na sede da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), na Uern Mossoró, a partir das 8h. Para participar, é preciso apenas que se tenha pelo menos 15cm de comprimento do cabelo e a vontade de ajudar o próximo.

Fotos: Ênio Freire.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support