...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ação da Uern em parceria com a Liga do Câncer oferece mutirão de mamografias a marisqueiras de Grossos – RN

Encerrando a programação do Outubro Rosa, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Facs/Uern) realizou, na manhã desta quinta-feira (30), um mutirão de mamografias com marisqueiras do município de Grossos – RN. O intuito é oferecer cuidados de prevenção e atenção à saúde dessas mulheres.

A ação faz parte do projeto Marisqueiras de Grossos-RN: as marcas do trabalho que o mar não leva, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic), o qual também integra o Projeto RedeMaris, desenvolvido na região Nordeste do país.

O mutirão foi possível graças a uma parceria com a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer. A coordenadora desta ação, Profa. Dra. Allyssandra Rodrigues, destaca o impacto desse projeto na vida das marisqueiras. “Por muito tempo a comunidade da mariscagem foi sendo negligenciada em algumas ações de saúde e nós aqui, enquanto Universidade, estamos atuando em alguns pontos estratégicos, hoje voltado para saúde das mamas, mas também vamos ter outras ações em relação ao câncer de pele e às doenças como LER e DORT, resultantes das atividades ocupacionais das marisqueiras”, comentou.

Dona Navegante Mendonça veio realizar o exame através desta ação da Uern. Ela é coordenadora da Associação de Mulheres Pescadoras e Artesãs do município de Grossos, e reconheceu a importância dessa iniciativa. “Pra gente é um momento muito rico e de muita expectativa. A gente sabe que as pessoas às vezes se descuidam da saúde, então a gente está tentando mudar a história na nossa comunidade, dando esse momento de consciência e de prevenção”.

O projeto voltado para a saúde das marisqueiras também tem um papel importante na formação dos estudantes de Medicina. É o caso de Paloma Barreto, do 7º período, que comentou sobre como tem sido sua experiência. “Está sendo de uma importância muito grande, porque quando a gente está num ambiente acadêmico, a gente tende a viver naquele mundinho fechado. Quando a gente começa a ir a campo é que a gente começa a ter aquele olhar crítico de ver as necessidades da população”.

No total, 15 marisqueiras foram atendidas no mutirão de mamografias. Além de promover a ação, a Uern também viabilizou o transporte dessas mulheres de Grossos a Mossoró, reafirmando assim seu compromisso em promover a saúde, a educação e o desenvolvimento da sociedade potiguar.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support