Na manhã desta quinta-feira, 19, segundo dia do 70º Fórum da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), os professores debateram o prognóstico situacional das unidades hospitalares das instituições vinculadas.
O primeiro momento, realizado no Hotel Garbos, teve como foco a Câmara Técnica da Saúde e Hospital de Ensino, que reúne dados dos hospitais universitários e integrada por 21 instituições.
Professora da Universidade de Pernambuco (UPE), a professora Viviane Tannuri foi a a palestrante. Também esteve na mesa a professora Maria do Socorro de Mendonça, reitora da UPE e presidente da Câmara Técnica. O professor Clay Anderson, reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
A experiência da UPE é importante porque a instituição possui três hospitais.
“Para que a Câmara possa ser exitosa precisamos da colaboração de todos”, ressaltou a professora Maria do Socorro.
Tratando da experiência da UPE, a professora Viviane destacou as dificuldades de gestão desses hospitais. “A articulação de ensino e serviço não é uma coisa simples”.
O professor Clay Anderson registrou que as universidades estaduais e municipais têm uma vocação para formação de professores, mas são cobradas para ampliar seus serviços na área da saúde. Mas asseverou a complexidade dessa ampliação. “Não é só a questão do ensino, é também a questão do atendimento à população”.
Confira mais fotos NESTE LINK.
Fotos: Rodrigo Oliveira/Uern