A relação entre a educação financeira e a saúde mental foi tema de palestra, realizada na noite desta quarta-feira, 23, no auditório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Pau dos Ferros. A iniciativa faz parte da programação do Abril Verde, que visa alertar sobre a importância do desenvolvimento de ações para garantir a saúde e a segurança no trabalho.
Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que 76,1% das famílias brasileiras estão endividadas. E o endividamento pode causar problemas de saúde mental, como estresse, ansiedade, depressão e insônia.
Sobre o assunto, a professora e pesquisadora Franciclésia de Sousa Barreto, chefe do Departamento de Economia da Uern Pau dos Ferros, apresentou a palestra “Educação Financeira e Saúde Mental: Cuidados e Desafios na vida cotidiana”. De forma bastante didática, ela abordou os fatores emocionais que levam ao endividamento, a relação entre o dinheiro e a saúde mental, além de dicas para melhorar a relação com o dinheiro.
“A questão emocional é um dos fatores que afetam a boa relação da pessoa com o dinheiro, o que acaba levando ao endividamento e problemas financeiros. Precisamos falar sobre dinheiro, sobre educação financeira e adotar boas práticas para melhorar a nossa relação com o dinheiro”, avalia a professora.
Franciclésia de Sousa apresentou algumas dicas para poder melhorar essa relação entre o pessoal e o financeiro, como evitar compras por impulso (a sugestão é esperar 24h desde o desejo até a compra para avaliar se realmente a pessoa precisa do item), criar uma reserva de emergência, planejar e seguir um orçamento, entre outros.
O diretor da Uern Pau dos Ferros, Jailson José, destacou o quanto momentos como este são importantes para a comunidade acadêmica. “É um evento que podemos aprender e compartilhar experiência”, destaca.
A psicóloga Bianca Valente, titular da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (DDPQV/Progep) e que esteve no evento representando a reitora Cicília Maia, enfatizou a importância do debate. “A saúde mental envolve vários fatores, biológicos, psicológicos, sociais e ambientais. Por isso, é fundamental pensa na saúde mental como um todo. E trabalhar a educação financeira, a boa relação com o dinheiro é de suma importância para o debate sobre saúde mental”, frisa.
ATENDIMENTOS NUPICS
Ainda dentro da programação do Abril Verde, foi realizada na última quarta-feira, 23, uma tarde de atendimentos do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics), da Uern Pau dos Ferros. Foram feitos atendimentos de escalda-pés, ventosa e auriculoterapia.