...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Abril Verde: Palestra aborda a relação entre educação financeira e saúde mental

A relação entre a educação financeira e a saúde mental foi tema de palestra, realizada na noite desta quarta-feira, 23, no auditório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Pau dos Ferros. A iniciativa faz parte da programação do Abril Verde, que visa alertar sobre a importância do desenvolvimento de ações para garantir a saúde e a segurança no trabalho.

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que 76,1% das famílias brasileiras estão endividadas. E o endividamento pode causar problemas de saúde mental, como estresse, ansiedade, depressão e insônia.

Sobre o assunto, a professora e pesquisadora Franciclésia de Sousa Barreto, chefe do Departamento de Economia da Uern Pau dos Ferros, apresentou a palestra “Educação Financeira e Saúde Mental: Cuidados e Desafios na vida cotidiana”. De forma bastante didática, ela abordou os fatores emocionais que levam ao endividamento, a relação entre o dinheiro e a saúde mental, além de dicas para melhorar a relação com o dinheiro.

A questão emocional é um dos fatores que afetam a boa relação da pessoa com o dinheiro, o que acaba levando ao endividamento e problemas financeiros. Precisamos falar sobre dinheiro, sobre educação financeira e adotar boas práticas para melhorar a nossa relação com o dinheiro”, avalia a professora.

Franciclésia de Sousa apresentou algumas dicas para poder melhorar essa relação entre o pessoal e o financeiro, como evitar compras por impulso (a sugestão é esperar 24h desde o desejo até a compra para avaliar se realmente a pessoa precisa do item), criar uma reserva de emergência, planejar e seguir um orçamento, entre outros.

O diretor da Uern Pau dos Ferros, Jailson José, destacou o quanto momentos como este são importantes para a comunidade acadêmica. “É um evento que podemos aprender e compartilhar experiência”, destaca.

A psicóloga Bianca Valente, titular da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (DDPQV/Progep) e que esteve no evento representando a reitora Cicília Maia, enfatizou a importância do debate. “A saúde mental envolve vários fatores, biológicos, psicológicos, sociais e ambientais. Por isso, é fundamental pensa na saúde mental como um todo. E trabalhar a educação financeira, a boa relação com o dinheiro é de suma importância para o debate sobre saúde mental”, frisa.

ATENDIMENTOS NUPICS

Ainda dentro da programação do Abril Verde, foi realizada na última quarta-feira, 23, uma tarde de atendimentos do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics), da Uern Pau dos Ferros. Foram feitos atendimentos de escalda-pés, ventosa e auriculoterapia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support