Estão abertas, desde o dia 8/10, as inscrições ao processo seletivo do Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido (CITECS-UERN), visando o preenchimento de vagas para o processo de incubação residente e não-residente.
As inscrições deverão ser formalizadas junto à Secretaria da Incubadora no Departamento de Administração do Campus Central da UERN (BR 110 – Km 48 – Rua Professor Antonio Campos – Costa e Silva – Mossoró/RN) das 8h às 11h e das 19 às 22h; ou na Fundação de Apoio à Geração de Emprego e Renda (FUNGER), localizada à rua Rui Barbosa nº 282, Alto da Conceição, das 7h às 13h, ou na Agência II da FUNGER (rua Sabino Valentim, s/n, Conjunto Walfredo Gurgel, Bairro Alto de São Manoel).
No edital (disponível no link abaixo) constam todas as normas do processo seletivo, bem como a documentação necessária.
O CITECS-UERN foi inaugurado no dia 8 de outubro. O ato solene, ocorrido no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC-UERN), contou com as presenças do reitor da UERN, Milton Marques de Medeiros; prefeita Fátima Rosado, diretor de Administração e Finanças do Serviço Brasileiro de Apoio Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), Murilo Diniz, da presidente da Fundação de Apoio à Geração de Emprego e Renda (FUNGER), Isabel Montenegro; do diretor do escritório regional do Sebrae em Mossoró, João Vidal Fernandes, e vereadora Cláudia Regina.
Também participaram da solenidade, entre outros, pró-reitores, pró-reitores-adjunto, chefes de unidades acadêmicas, professores e estudantes.
Em seu discurso, a presidente da Funger, Isabel Montenegro, destacou a importância da parceria entre as instituições para vencer as crises financeiras que se sucedem, e lembrou que a Embraer, uma das maiores empresas brasileiras, foi, em seus primórdios, uma empresa incubada.
Murilo Diniz, por sua vez, afirmou que um dos grandes objetivos das incubadoras de empresas é trazer o pequeno empreendedor para a formalidade. “O sucesso de incubadora de empresas no Rio Grande do Norte é tão acentuado que já estamos pensando para os próximos meses criar uma incubadora para empresas das áreas de petróleo e gás”, anunciou.
Para a prefeita Fátima Rosado, a implantação de uma incubadora de empresas permitirá que os pequenos empreendedores recebam orientação e suporte necessário quando da criação de suas micro e pequenas empresas. “Com o seu próprio negócio, o trabalhador tem independência e, por consequência, cidadania”, frisou a prefeita.
O reitor Milton Marques classificou a criação do CITECS como “uma idéia feliz que se cristaliza no fato”. Na opinião do reitor, a incubadora de empresas vai possibilitar que as empresas tenham uma maior sobrevida. “Atualmente, das empresas que nascem empiricamente, cerca de 80% desaparece logo. Já aqueles que são fruto de planejamento, de estudo, essas têm vida longa. Por isso a importância de uma incubadora, para oferecer esse suporte técnico e logístico necessário as empresas que estão nascendo”, destacou.
Além da inauguração do CITECS, houve a assinatura de convênio entre a prefeitura (via Funger), Sebrae (que dará o aporte técnico-financeiro) e a UERN, que oferecerá os conhecimentos técnicos-especializados, e o lançamento do edital público de seleção dos incubados . Serão oferecidas 2 vagas para incubadas residentes e 3 à distância.
O QUE É UMA INCUBADORA DE EMPRESAS?
É um local onde as empresas criadas recentemente estão concentrada em um espaço específico. Seu objetivo é melhorar a taxa de sobrevivência por meio do fornecimento de um espaço modular com recursos básicos (telefone, fax, estrutura computacional) e apoio de gestão. A principal ênfase é o desenvolvimento local e regional.
QUAIS AS VANTAGENS?
Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, pois induz o surgimento de unidades produtivas, aumenta a taxa de sobrevivência das empresas, reduz o volume de capital necessário para se montar uma empresa, além do apoio ao desenvolvimento local.
O QUE É CITECS?
O CITECS – Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido é uma incubadora de empresas que surgiu a partir de um projeto de extensão idealizado pela professora Ana Augusta da Silva Campos, do Departamento de Administração, que hoje se encontra fazendo Doutorado em Salamanca – Espanha. Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Jacinta de Fátima Martins Malala.
QUAIS OS OBJETIVOS DO CITECS?
Apoiar técnica e gerencialmente as micro e pequenas empresas inovadoras e tradicionais;
Disponibilizar serviços técnicos especializados;
Fortalecer a capacitação empreendedora;
Estimular a criação e implantação de novas empresas no mercado.
O Brasil conta atualmente com 500 incubadoras de empresas; são 4.500 empresas incubadas. Juntas, elas faturam R$ 400 milhões/ano
Há, no Rio Grande do Norte, 6 incubadoras de empresas. A expectativa é que até o final de 2010, esse número aumente para 20
Clique nos links abaixo para acessar o edital e os documentos necessários a participação no processo de seleção.