Um banho de mar pode ser comum para a maioria das pessoas que moram perto de alguma praia. Para pessoas com deficiência, as dificuldades de desfrutar desse momento de lazer são maiores pela falta de estrutura que lhes dê acesso e segurança. O projeto “A praia é para todos”, realizado ontem, 28, na praia das Emanuelas, em Tibau, busca quebrar barreiras e propiciar momentos de diversão e inclusão, independentemente da condição de cada um.
O vice-reitor Chico Dantas prestigiou o evento, representando a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A iniciativa contou com o apoio da Diretoria de Ações Inclusivas (Dain) e da Faculdade de Educação Física (Faef). A Uern é parceira do evento desde seu início em 2012. O projeto é realizado pelo Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região Benômia Rebouças, juntamente com parceiros da iniciativa pública e privada.
Dança, treino funcional, brincadeiras, distribuição de brindes e lanches, entre outras atividades esportivas tiveram início às 8h e se estendeu pela tarde numa estrutura montada na barraca Beach Sea.
João Vicente, egresso do curso de Letras – Língua Inglesa, do Campus Mossoró da Uern, participou mais uma vez do evento.
“Acho muito importante um evento como esse para promover o lazer e uma coisa que é bem simples para muitas pessoas: o banho de mar. Para muitos deficientes, é somente nesse evento que eles conseguem tomar esse banho. Para outros, é a primeira vez na praia. Então, isso é muito importante”, considera.
Sua mãe Socorro Gomes acrescenta ainda que os frutos sociais colhidos a partir de momentos como esse.
“É muito importante para promover a inclusão, para ajudar na autoestima. Muitos deles se sentem excluídos da sociedade e eventos como esse favorecem a interação, a troca, não é só o lazer”, ressalta.
A presidente do Fórum de Mulheres com Deficiência Cláudia Medeiros agradeceu a participação das entidades parceiras na realização de mais uma edição.
“Quero agradecer do fundo do coração essa parceria de anos, que faz a grande diferença em nosso projeto. Sem o apoio, sem a colaboração de todos os colaboradores, principalmente da Uern, a nossa querida Uern, não conseguiríamos. É muito importante pra gente, gratificante, ter vocês como apoiadores”, destacou.
Para o vice-reitor, “a Uern demonstra mais uma vez seu papel de uma instituição socialmente referenciada, inclusiva e includente”.
Fotos: Bruno Soares/Agecom