70º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem realiza abertura em Mossoró

Em uma cerimônia marcada por falas emocionadas sobre a importância das universidades estaduais e municipais de todo o país, o 70º Fórum da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizou, na noite desta quarta-feira (18), sua cerimônia de abertura, no teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró.
Reunindo gestores das mais de 40 instituições filiadas à Abruem, o evento seguirá até sábado (21), com uma programação intensa que envolve câmaras técnicas, debates, palestras e momentos de confraternização.

A solenidade de abertura desta quarta-feira teve início com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Mossoró e da Quadrilha Lume da Fogueira, que, durante o espetáculo, ressaltaram a importância da valorização da cultura nordestina.

“Essa é só uma amostra da nossa cultura e da nossa vontade de que vocês voltem mais vezes”, comentou a reitora Cicília Maia, acerca das apresentações culturais.

Um dos pontos altos da solenidade foi a entrega da Medalha e do Diploma de Associado da Abruem, concedida a ex-reitores das universidades participantes do evento.

Uma das homenageadas, a professora Fátima Raquel, ex-vice-reitora da Uern, frisou o significado da homenagem, que representa não apenas um motivo de alegria, mas também um estímulo para continuar atuando em prol da educação.

“Isso só fortalece nosso compromisso e a nossa vontade de contribuir para que a Uern cresça tanto enquanto instituição de ensino superior quanto como instrumento de transformação por meio da educação”, destacou a professora.

Também homenageado durante a cerimônia, o ex-reitor da Uern Walter Fonseca enalteceu a relevância da Uern no contexto da educação superior no país. O professor também salientou a alegria de ver mais uma vez a Uern sediando o Fórum, após 19 anos.

“Isso mostra a importância da Uern para a educação e para a Abruem e a competência da nossa reitora, Cicília Maia, para fortalecer esse trabalho, atrair de novo o Fórum para Mossoró e mais uma levar o nome da Uern para fronteiras ainda maiores”, comentou.

Outro ex-reitor da Uern que recebeu a honraria, o professor Pedro Fernandes foi representado, na solenidade, por seu pai, Paulo Fernandes, que ressaltou o empenho e apreço do filho pelo fortalecimento da instituição.”É uma homenagem muito justa. Pedro é um aficcionado pela Uern e dedicou-se de corpo e alma à instituição. É uma satisfação muito grande representar aqui meu filho, que sempre foi muito dedicado em tudo que faz e que faz jus a essa homenagem”, frisou Paulo Fernandes.

Também foram homenageados os professores Fabianno Cavalcante Carvalho, ex-reitor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Uva), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, ex-reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), e Rodrigo Bruno Zanin, ex-reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

“É muito gratificante receber essa homenagem. O Fórum da Abruem é um momento muito importante de defesa das universidades e fazer parte disso é muito importante para mim também”, afirmou a professora Fátima Padoan.

“Fico muito contente por estar aqui. Já fui presidente da Abruem e também fui reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, que é uma universidade que sempre teve uma relação forte com a Uern, então é uma verdadeira honra para mim estar aqui”, frisou o professor Rodrigo Zanin.

A programação completa e outras informações sobre o Fórum podem ser acessadas na página do evento.
Confira mais fotos da cerimônia neste link.