17ª Feira do Livro de Mossoró realiza abertura oficial na Uern

Com apresentações culturais e discursos emocionados sobre a importância da leitura, a 17ª edição da Feira do Livro de Mossoró realizou, na noite desta quarta-feira (2), sua abertura oficial, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic). Com uma extensa programação, que se estende até sábado (5), a Feira do Livro ocorre no campus da Uern Mossoró, envolvendo as faculdades de Ciências Econômicas (Facem), Letras e Artes (Fala) e Educação (FE).

A solenidade de abertura teve início com a apresentação da Fanfarra do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (Ceipev), seguida pela música e declamação de cordel do poeta Mestre Concriz.

A solenidade contou com apresentação do poeta Mestre Concriz

Durante a cerimônia, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, destacou considerar uma honra para a universidade sediar a feira do livro pelo segundo ano consecutivo. Cicília Maia salientou que a instituição contribui ativamente para o desenvolvimento da leitura e educação, sendo referência nessa área. “É uma alegria imensa sediar a feira do livro. A gente precisa da Universidade vestida de povo, construindo sonhos através da leitura”, afirmou.

Por sua vez, o organizador da feira, Rilder Medeiros, comentou a emoção de realizar mais uma edição do evento, que contará, com exposições, vendas de livros, lançamentos e rodas de conversas com autores convidados.

O organizador salientou ainda a importância da Feira do Livro também para o público infantil, como forma de contribuir para que as crianças desde cedo despertem para o hábito da leitura. “Esta feira é dedicada às crianças de Mossoró e da região”, frisou.

Também presente à cerimônia, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, enfatizou que a prefeitura está contribuindo diretamente com a feira, acrescentando que os alunos de escolas municipais e estaduais são convidados especiais do evento. “E próximo ano a nossa contribuição será ainda maior”, assegurou o prefeito.

A secretária de Educação do Governo do Estado, Socorro Batista, que representou a governadora Fátima Bezerra, também salientou a contribuição da administração estadual para o evento e para a promoção da literatura.

Socorro batista ressaltou ainda o papel da Uern na promoção da feira do livro e de ações relacionadas, como uma das protagonistas do fomento à educação. “A Uern será esse ponto de referência para atividades como essa”, pontuou.

Além dos discursos, a cerimônia também contou com uma homenagem à professoras e escritoras Kaliane Amorim e Salizete Freire, falecidas desde a última edição da feira, com declamação de poema em sua memória.

A apresentação da Fanfarra do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana também marcou o evento

Programação segue até sábado

Ao longo dos quatro dias da 17ª Edição da Feira do Livro de Mossoró, serão ocupados quase mil metros quadrados de área com livrarias, editoras, espaços de exposição para autores independentes e apresentação de atividades culturais.

O evento contará com o patrocínio de uma empresa mossoroense: a Livraria Independência, que apoiará através da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura. Além disso, a feira recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró e do Governo do Estado.

Iniciando as comemorações pelos 15 anos, a Edições Uern também marca presença mais uma vez na Feira do Livro. No seu espaço, contará com exposição de obras impressas, QR codes para acesso a livros digitais, palestras e conversa com autores.

Confira a programação completa e mais detalhes sobre o evento no perfil da feira no Instagram.

Veja as fotos da abertura neste link.

O evento ocupa quase mil metros quadrados de área com livrarias, editoras, espaços de exposição para autores independentes e apresentação de atividades culturais. Fotos: João Moura/Agecom