EN

ES

Search
Close this search box.

Apresentação

Pedagogia – Campus Avançado de Assu

Código: APE2023

Modalidade: Licenciatura

Carga Horária Total: 3950h       Optativas: 120h          Complementar: 200h

Prazos em Períodos Letivos: Minímo 8, Médio 8, Máximo 12

Correio Eletrônico: de_assu@uern.br

Instagram: @deuernassu

 

Objetivo do Curso:

Formar pedagogos/professores para atuar profissionalmente em diferentes níveis e modalidades de ensino da educação básica, em contextos escolares e não escolares, considerando emergências educacionais, políticas, históricas, sociais e culturais.

Perfil do Formando:

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Campo de Atuação:

→    Atuação docente e de apoio pedagógico em escolas da Educação infantil (creches e pré-escolas)

→    Atuação docente e de apoio pedagógico em escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública e particular de ensino;

→    Atuação no apoio pedagógico em escolas dos anos finais e do Ensino Médio das escolas públicas e particulares de ensino;

→    Atuação no campo da gestão em espaços escolares e não escolares;

 

Atribuições do profissional formado:

O curso de Pedagogia do Campus Avançado de Assú da UERN vem direcionando seu fazer pedagógico para atender às demandas de um currículo orientado sem perder o “olhar” no currículo praticado. Isto se justifica, uma vez que o direcionamento dado aos processos de ensino e de aprendizagem possibilitam ao pedagogo buscar compreender os diferentes sujeitos e contextos com e nos quais se relacionam e relacionam seus saberes/conhecimentos. Considerando perspectivas de atuação do trabalho do Pedagogo, a saber:

 

⇒    Docência na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos;
⇒    Empreendimento da pesquisa científica, principalmente nas áreas básicas de sua formação, docência, gestão educacional e áreas correlatas, incorporando, criativa e coletivamente, os resultados desse processo reflexivo em outras instâncias sociais onde a educação ocorra;
⇒    Atuação no âmbito da Gestão Educacional, de modo a subsidiar os sistemas de ensino no que concerne ao planejamento, coordenação, organização, avaliação e implementação de programas e projetos educativos, mediante as demandas dos contextos locais;
⇒    Atuação na articulação entre a escola e a sociedade, analisando e executando projetos educativos advindos das parcerias com sistemas de ensino, empresas, escolas e outras instituições.

 

A Resolução n.º 01, de 2006, do CN, define no Art. 4º que [..] as atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
          I – Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação;
         II – Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
         III – Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

Estrutura Curricular