EN

ES

Search
Close this search box.

Campus de Assu

Uma história de transformação de vidas

Por Alderi Dantas

Agente Técnico Administrativo/Uern – Campus de Assu

 

De 1974 aos dias atuais, a construção do Campus Avançado de Assu, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como instituição se estabeleceu de forma contínua, consistente e robusta, atingindo hoje um reconhecimento local e regional. Isso só foi possível porque um conjunto de ações e políticas institucionais proativas foram desenvolvidas ao longo desse tempo.

Toda essa construção só é possível graças à trajetória heroica de inúmeras personalidades, conhecidas e anônimas, que escreveram sua história até aqui e, também, daqueles que assumiram o compromisso de honrá-la e perpetuá-la, de forma coerente com seus valores. O desafio inicial foi proposto por Edmilson da Silva (in memoriam), então aluno do curso de Economia da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN), em Mossoró, que para assistir às aulas enfrentava a batalha de fazer o trajeto Assu/Mossoró/Assu – de segunda a sexta-feira – e, entendeu que outras pessoas não tinham condições de realizar o referido deslocamento diário entre as duas cidades e, consequentemente, não poderiam alcançar o ensino superior.

Nessa luta, Edmilson da Silva conseguiu mover forças de entidades sociais, filantrópicas e políticas, entre outras, do prefeito da época, Walter de Sá Leitão; do padre Francisco Canindé dos Santos, então vigário da paróquia de São João Batista/Assu e pessoa a quem o citado prefeito delegou a função de liderar a missão, do deputado federal Vingt Rosado e, o aval, a aprovação e empenho significativo do então presidente da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN, Francisco Canindé Queiroz e Silva e da reitora, Maria Gomes de Oliveira.

Criado através do Ato Executivo nº 0007/74/CP/FURRN, em 20 de setembro de 1974, assinado por Francisco Canindé Queiroz e Silva, presidente da FURRN, o Campus Avançado de Assu tem um significado especial para a UERN. Foi o primeiro Campus fora de Mossoró, ou seja, foi aqui onde teve início o processo de expansão geográfica da Universidade, nascida como Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN, em 28 de setembro de 1968, pela Lei Municipal nº 20/68 – Prefeitura de Mossoró, e, vinculada à Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN.

O Campus Avançado de Assu foi instalado em 16 de outubro de 1974 e, no ano seguinte, 1975, realizado o primeiro exame vestibular e o início das aulas e as demais atividades acadêmicas, ocorrendo em 25 de março, funcionando nas dependências da Escola Estadual Tenente Coronel José Correia. Iniciou ofertando os cursos de Ciências Econômicas, Letras, Pedagogia e Serviço Social.

O ato de instalação oficial do Campus de Assu contou com representações dos diversos segmentos da sociedade do Vale do Açu; autoridades acadêmicas da Universidade e políticos do Estado e, teve como oradora oficial da cerimônia, Maria Eugênia Maceira Montenegro, que exercia o cargo de prefeita do município de Ipanguaçu.

O primeiro diretor do Campus de Assu foi o cirurgião-dentista e professor Benvenuto Gonçalves Neto – indicado pelo prefeito do município – permanecendo no cargo, da fundação do Campus até 1985, diferentemente, a vice direção passou neste período por sucessivas mudanças, sendo exercida pela professora Maria Selma Dantas Soares e pelos professores Cláudio Capistrano, Tarcísio Pedro da Silva e, por último, Francisco Das Chagas de Azevedo.

Ao longo de sua história, o Campus teve como diretores: Benvenuto Gonçalves Neto (1974-1985); Francisco das Chagas Azevedo (1985-1989); Delfina Maria da Fonseca Soares Pires (1989-1993); Maria de Fátima Silva de Souza (1993-1997); Maria Livanete Barreto Ferreira (1998-2005); Francisco Afrânio Câmara Pereira (2006-2013); Marlucia Barros Lopes Cabral (2014-2021); Augusto Sérgio de Oliveira (out/2021-mai/2022) e Raimundo Inácio da Silva Filho (2022-2026).

O Campus abrange uma área disposta de infraestrutura que abriga diversos setores: administrativos, laboratórios, biblioteca setorial, auditórios, salas de aula, brinquedoteca, espaço de convivência e de lazer. Nele funcionam seis cursos de graduação pela entrada regular, a saber: Ciências Econômicas, Letras Língua Portuguesa, Letras Língua Inglesa, Pedagogia, História e Geografia.

Além dos cursos de graduação, atualmente também funciona vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, o curso de Pedagogia.

No que se refere à Pós-Graduação, o Campus de Assu oferta o programa de pós-graduação stricto sensu em Letras com o Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS e de uma turma especial de Doutorado Interinstitucional (DINTER) ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através de acordo de cooperação FUERN/UFRN/FUNCITERN.