Comissão Setorial de Avaliação – Competências
Em cumprimento ao Regimento Interno da CPA, em seu Art. 21 – “Compete às Comissões Setoriais de Avaliação – COSEs”:
I. Sensibilizar a comunidade acadêmica do registro órgão para os processos de avaliação institucional;
II. Desenvolver o processo de autoavaliação no órgão, conforme o projeto de autoavaliação da Unidade e orientações da Comissão Própria de Avaliação – CPA/UERN;
III. Organizar reuniões sistemáticas para desenvolver suas atividades;
IV. Sistematizar e prestar as informações solicitadas pela Comissão Própria de Avaliação – CPA/UERN;
V. Ao fim de cada semestre, a COSE deverá apresentar à CPA/UERN relatório das atividades realizadas, conforme modelo procedente da própria CPA/UERN.”
Diretrizes gerais para elaboração dos relatórios de avaliação interna
São orientações gerais para a confecção dos relatórios de avaliação interna semestrais (Relatório Sintético (Parcial) e Relatório Analítico (Final)), a partir de 2023.1, com base nos resultados da avaliação institucional disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – Sigaa. Clique aqui para ver as diretrizes.
Modelos de Relatórios a partir de 2023.1
Relatório sintético (parcial)
Esse modelo deve ser utilizado para elaboração do Relatório Sintético (Parcial), utilizando como base de pesquisa os dados coletados pela aplicação da Avaliação Institucional via Plataforma Sigaa. O relatório deve ser enviado por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI para a Assessoria de Avaliação Institucional – AAI, respeitando o prazo definido no calendário universitário. Clique aqui para fazer o download do arquivo: Modelo de Relatório Sintético da Avaliação Interna.
Relatório analítico (anual)
(Modelo em construção)
Modelo de Relatório para Avaliação Interna Semestral (até 2022.2)
Esse modelo deve ser utilizado para elaboração do relatório semestral, utilizando como base de pesquisa os dados coletados pela aplicação da Avaliação Institucional. Essas informações ficam acessíveis no SAE – Subsistema de Unidade Acadêmica ( verificar disponibilidade por perfil) e Plataforma Íntegra (todos os docentes têm acesso). O relatório deve ser enviado por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI para a Assessoria de Avaliação Institucional, respeitando o prazo de um mês após o início do semestre subsequente. Clique aqui para fazer o download do arquivo: Modelo de Relatório para Avaliação Interna Semestral.
Modelo de Relatório para Renovação de Reconhecimento de Curso
Consultar a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) para ver o modelo do Relatório de Atividades para Renovação de Reconhecimento.
Procedimentos para acesso aos dados das avaliações online
SAE – Subsistema de Unidade Acadêmica
Entre em contato com a Direção da Faculdade ou Campus do qual seu curso faz parte e solicite a impressão, para obter os dados da avaliação institucional acessíveis no SAE. Clique aqui para ver instruções.
Para que os relatórios sejam processados deverá ser fornecido o ano/semestre de referência, bem como o ano/mês de aplicação dos questionários, conforme tabela:
Ano/Semestre de Referência | Ano/Mês aplicação | Data da Avaliação |
2012.1 | 2012/10 | 2012/10 |
2012.2 | 2013/03 | 2013/03 |
2013.1 | 2013/08 | 19/08/2013 a 19/09/2013 |
2013.2 | – | Não houve |
2014.1 | 2014/06 | 24/06 a 24/07 prorrogado até 08/08/2014 |
2014.2 | 2015/01 | 19/01 a 20/02/2015 |
2015.1 | 2015/11 | 16/11 a 31/11/2015 |
2015.2 | 2016/05 | 16/05 a 31/05/2016 |
2016.1 | 2016/10 | 17 a 31/10 prorrogado até 30/11 |
2016.2 | 2017/04 | 17 de abril a 05 de maio prorrogado até 12 de maio de 2017 |
2017.1 | 2017/09 | 18 de setembro a 02 de outubro de 2017. |
2017.2 | 2018/06 | 01 de junho a 06 de julho de 2018. |
2018.1 | 2018/11 | 01 de novembro a 14 de dezembro de 2018 |
2018.2 | 2019/04 | 15 de abril a 24 de maio de 2019 |
2019.1 | 2019/09 | 24 de novembro a 04 outubro de 2019 |
2019.2 | 2020/03 | 02 a 13 de março de 2020 |
Ano/Semestre de referência | Ano/Mês aplicação | Data da Avaliação |
2021.2 | 04/2022 | 26/04/2022 – 15/05/2022 |
2022.1 | 08/2022 | 12/08/2022 – 31/08/2022 |
2022.2 | 03/2023 | 07/03/2023 – 14/04/2023 |
OBS: Nos semestres 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, em razão da Pandemia do Covid-19, foram aplicados formulários de avaliação pelo Google Forms.
Plataforma Íntegra
Clique aqui para ter acesso ao Tutorial de acesso aos gráficos das Avaliações Online
Orientações para construção de Gráficos ( Avaliação aplicada pelo Google Forms)
Diante da dificuldade encontrada por alguns membros das COSEs em manipular as planilhas contendo os dados dos questionários docente e discente e criar os gráficos que farão parte dos relatórios da avaliação do ensino remoto, dos semestres 2020.1 e 2020.2, a equipe da Assessoria de Avaliação Institucional elaborou um tutorial básico para auxiliar a suprir essa dificuldade. Clique aqui para ter acesso ao tutorial para construção de gráficos Relatório Semestral COSE.
Clique aqui para acessar os slides.