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DIMENSÕES INSTITUCIONAIS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, as dez dimensões a serem contempladas no processo de avaliação são:

(1)  A missão e o plano de desenvolvimento institucional

(2) A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades

(3) A responsabilidade social da instituição considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural

(4)  Comunicação com a sociedade

(5) As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho

(6) Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios

(7) Infraestrutura física, de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação

(8) Planejamento e avaliação, em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional:

(9) Políticas de atendimento aos estudantes

(10) Sustentabilidade financeira.

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