Sigaa (a partir de 2023.1)

Avaliação Institucional através do Sigaa (a partir de 2023.1)

A partir do semestre 2023.1, a disponibilização dos formulários de avaliação institucional passou a ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – Sigaa, com o objetivo de modernizar e tornar o processo de avaliação mais eficiente.

É importante ressaltar que os Chefes de Departamento terão acesso à totalidade dos resultados da avaliação institucional do semestre 2023.1 de seus respectivos cursos, com exceção das respostas relacionadas à dimensão de Infraestrutura, as quais estão sendo disponibilizadas por meio desta assessoria. Os resultados da avaliação institucional estão disponíveis para visualização e análise dos chefes em dois formatos: analítico e sintético.

Para que os chefes de departamento possam ter acesso aos dados da avaliação institucional docente, na forma analítica, ou seja, mais detalhada, devem seguir o seguinte caminho:

– Acessar, no Sigaa, o Portal Docente

– Clicar em Chefia -> Avaliação Institucional -> Resultado Analítico do Docente por Turma

Ao clicar em Resultado Analítico do Docente por Turma, uma nova tela é aberta, para que seja selecionado o ano/período da avaliação que se deseja acessar o resultado.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo Descrição gerada automaticamente

Ao clicar na opção Buscar, uma nova tela é aberta, com a listagem de todos os docentes do departamento, que foram avaliados. Assim, para ver a avaliação de um docente especificamente, o Chefe deverá clicar  na lupa para acessar os dados.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo Descrição gerada automaticamente

Para que os chefes de departamento possam ter acesso aos dados da Avaliação Institucional docente, na forma sintética, ou seja, mais resumida, devem seguir o seguinte caminho:

– Acessar, no Sigaa, o Portal Docente

– Clicar em Chefia -> Avaliação Institucional -> Resultado Sintético do seu Departamento

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo Descrição gerada automaticamente

Ao clicar em Resultado Sintético do seu Departamento, uma nova tela é aberta, para que seja selecionado o ano/período da avaliação que se deseja acessar o resultado.

Ao selecionar o ano/período, o Chefe deverá clicar na opção Gerar Relatório. Dessa forma, uma nova tela será aberta com a avaliação de todos os professores do departamento que foram avaliados.

Diretrizes gerais para elaboração dos relatórios de avaliação interna

São orientações gerais para a confecção dos relatórios de avaliação interna semestrais (Relatório Sintético (Parcial) e Relatório Analítico (Final)), a partir de 2023.1, com base nos resultados da avaliação institucional disponíveis no Sigaa. Clique aqui para ver as diretrizes.

Modelos de Relatórios a partir de 2023.1

Cursos presenciais

Relatório sintético (parcial)

Esse modelo deve ser utilizado para elaboração do Relatório Sintético (Parcial), utilizando como base de pesquisa os dados coletados pela aplicação da avaliação institucional via plataforma do Sigaa. O relatório deve ser enviado por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI para a Assessoria de Avaliação Institucional – AAI, respeitando o prazo definido no calendário universitário.

Clique aqui para fazer o download do arquivo: Modelo de Relatório Sintético da Avaliação Interna.

Relatório analítico (anual)

Esse modelo deve ser utilizado para elaboração do Relatório Analítico (Anual), utilizando como base de pesquisa os dados coletados pela aplicação da avaliação institucional via plataforma do Sigaa. O relatório deve ser enviado por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI para a Assessoria de Avaliação Institucional – AAI, respeitando o prazo definido no calendário universitário.

Clique aqui para fazer o download do arquivo: Modelo de Relatório Analítico da Avaliação Interna.

Cursos EAD

Relatório sintético (parcial)