Projeto da UERN aprovado na FINEP assegura quase R$ 3 mi para pesquisas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai poder investir cerca de R$ 3 milhões em pesquisas científicas e tecnólogicas. É que projeto visando a aquisição de equipamentos e melhoria nos laboratórios da instituição foi aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O edital teve como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro à aquisição de novos equipamentos multiusuários de médio e de grande porte, à manutenção dos equipamentos a serem adquiridos no projeto e a manutenção dos equipamentos já existentes na instituição.

Os recursos também podem ser utilizados nas pequenas adaptações de instalação e adequações da infraestrutura física estritamente ligadas a estes equipamentos, visando à criação ou a expansão de unidades multiusuárias em qualquer área do conhecimento. “No nosso caso, aprovamos, nesse Edital, um valor de R$ 2.926.833,18 para aquisição de equipamentos multiusuários de médio e grande porte, que serão utilizados por vários pesquisadores, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação da UERN, fortalecendo a interdisciplinaridade”, esclarece o professor Kleberson de Oliveira Porpino, do Laboratório de Sistemática e Ecologia Animal (LABSECO), Chefe do Departamento de Apoio ao Pesquisador da Prope e professor Ciências Biológicas, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT. Ele explica que foi a própria interdisciplinaridade presente nas atividades dos pesquisadores envolvidos nos programas de pós-graduação e grupos de pesquisa da UERN que possibilitou a elaboração de uma proposta coerente e integrada.

Esses recursos serão de grande importância para a melhoria da infraestrutura laboratorial e das linhas de pesquisas ligadas aos programas de pós-graduação da UERN, em especial ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) e ao Programa de Pós-graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS). Eles se somam a recursos já adquiridos em editais prévios, tanto da FINEP como de outras agências (FAPERN).

Cabe ressaltar que, até o momento, esta quantia de R$ 2.926.833,18 é o maior valor aprovado pela UERN em editais exclusivos da FINEP. O projeto aprovado contém dois subprojetos: INFRARENA – Infraestrutura para Pesquisas multidisciplinares em recursos naturais e INFRASAUDE – Infraestrutura de pesquisa para estudos pré-clínicos aplicados a área da saúde.

No edital, as instituições participantes são divididas em quatro grupos, conforme o número de doutores integrante do quadro institucional. A UERN ficou no grupo 1 (até 400 doutores). Dentro desse grupo, de um total de 59 instituições, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ficou em 3° lugar quanto ao valor total aprovado.

O projeto é coordenado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor João Maria Soares.