...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN sedia mais uma reunião do II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade

Foi realizada no dia 21 de julho, na Sala de Multimídia I da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN), reunião da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) para discutir os preparativos para a Organização do II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade – uma questão de efetivação de Direito.
O encontro contou com o trabalho de interpretação para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS com ajuda dos intérpretes Edson de Lima Filho e Tiago Sousa Moreira.
O II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade – uma questão de efetivação de Direito é Coordenado pela Professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, diretora de Políticas e Ações Inclusivas/UERN.
Ela explica que a reunião do dia 21 transitou em três eixos: Definir práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes, como as relacionadas com as áreas de educação, deficiências e inclusão; Identificar atividades cujo desenvolvimento implique relações multi, inter e/ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da universidade e da sociedade; Estimular a Formação continuada e qualificação profissional através de cursos de capacitação, oficinas, seminários, palestras, ciclos de debates, minicursos. “Nosso objetivo é aprofundar as discussões, aproximar profissionais, trocar e compartilhar experiências, com vistas à promoção de ações que busquem a efetivação da inclusão de estudantes com deficiência, e Necessidades Educacionais Especiais, o respeito ao princípio da diversidade e pelo entendimento da pertinência da perspectiva de inclusão no âmbito da coletividade”, acrescenta a professora Ana Lúcia.
Ela destaca ainda que o Seminário debaterá a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, da qual o Brasil é signatário, especificamente sobre o acordado entre os Estados Partes no que diz respeito a assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta da plena participação, adotando medidas para garantir que as pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência”.

A Diretora do CAS, Lucivanda Braga, e equipe, apontam a importância da reunião e diz “O que falar dessa parceria UERN/DAIN/CAS?. É extremamente importante, pois é o reconhecimento do nosso trabalho, que você passou a conhecer e ser uma defensora da causa e do trabalho do CAS, você é uma pessoa de grande valor e de uma grandeza imensa e ter você do nosso lado nos orgulha imensamente”.

Núzia Roberta Lima e Marcos Atenildo Nogueira destacam “É com muito orgulho que o Colégio Diocesano Santa Luzia em nome de Pe. Sátiro Cavalcante Dantas e Pe. Charles Lamartine firmam a parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, por acreditarem que  educação não se faz sozinha e sim através da construção coletiva de vários sujeitos. Essa parceria representa um momento charneira entre a educação básica e o ensino superior, quebrando barreiras e construindo novos horizontes que irão marcar um novo momento da história da educação na cidade de Mossoró-RN. Dessa maneira  escola e universidade vão (re)ssignificando o conceito de educar para a diversidade.

Por sua vez, Janaina Kenia Bezerra Montenegro afirma que “Gostaria de agradecer o convite e externar a nossa alegria enquanto instituição de participa deste processo de construção do II Seminário Potiguar e outras ações que já tivemos a oportunidade de participar. Parabenizo desde já a iniciativa e dizer que  são ações como esta que enriquecem e fortalecerm ainda mais o processo de inclusão, quebrando os paradigmas e as barreiras que enfrentamos  para pode oportuniza e promover o direito da dpessoa com deficiência. Quero parabenizar pela sua edicação e atenção a esta causa e a UERN por facilitar as ações. Parabéns a vocês e o nosso muito obrigada!!!…Janaina kenia Bezerra Montenegro Presidente e Mizia Emanuela Mendes Veras,  Coordenadora Pedagógica. SOZINHO SEREMOS FRACOS E JUNTOS SEREMOS FORTES NA CAUSA QUE ABRAÇAMOS.

Já João Zacarias de Souza Neto, Diretor do CADV alude ao fato de que “O CADV entende que a inclusão destas instituições no II Seminário potiguar é de vital importância, pois favorece a discussão com as pessoa que vivem na pele a deficiência, com a qual se vive e trabalha. Parabéns pela iniciativa”.

Por sua vez Thiago Fernando Queiroz, representando a Associação de Deficientes Visuais de Mossoró (ADVM) emitem a seguinte reflexão:

“Pôde-se avaliar a presença de várias entidiades que trabalham com a perspectiva inclusiva que tem o interesse de contribuir com o II Seminário Potiguar dará oportunidade de trocarmos experiência e visarmos um evento que com certeza será de tamanha magnitude. Notadamente esses evento abrirá novos leques em termos de inclusão”

Ady Canário, da Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social/CAADIS/UFERSA afirma “para a UFERSA por meio da Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social (CAADIS) parabeniza a DAIN pela realização do II Seminário Potiguar que oportuniza a cooperação e intercâmbio de experiência entre as instituições. Dentre outros aspectos a repeito da educação na perspectiva da efetivação de direitos da pessoa com eficiência”

A Equipe do Centro Regional de Educação Especial de Mossoró – CREE-MOS, “sente-se honrado com o convite para participar do II Seminário Potiguar, colaborando com momentos de reflexões, discussões e trocas de experiências com instituições que lutam em prol da inclusão”.

A comissão do II Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográfica (II ERNAB) afirma que é indiscutível a pertinência de momentos como esse proposto pela coordenação do II Seminário Potiguar, pois reúnem as instituições locais, públicas e privadas, em função da aprofundar a relação bidirecional entre a universidade e a sociedade através de ações de cooperação, concretas, de tal modo que os problemas sociais urgentes recebam atenção produtiva por parte da universidade.

Serviço:
Parcerias presentes:

1.Centro Regional de Educação Especial de Mossoró – CREE-MOS

Representado por:

Teresa Cristina de Sousa F. A. Duarte
Décima Maria de Souza Albano
Francileide Monteiro da Silva
Francisca Elizeuda Dantas da Silva
Rosa Maria da Costa Siqueira

2.Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- Mossoró (APAE)

Representado por:

Janaina Kenia Bezerra Montenegro

Mízia Emanuella Mendes Veras

3.Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social/CAADIS/UFERSA.
Representado pro:

Ady Canário de Souza Estevão

4.Centro de Formação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS);

Representado por:

Lucivanda Braga Lima
Rita de Cássia de Souza Maia
Rita de Cássia Araújo Amaro

5.Associação de Surdos de Mossoró (ASMO);

Wiksendeles de Sousa Santos
Wagner Alves da Silva Queiroz
Luziano Barreto

6.Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró (CADV);

João Zacarias de Souza Neto

7.Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró (ADVM);

Thiago Fernando de Queiroz

8. II Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográficas

Representado por:

Maria da Conceição Fernandes de França
Mifra Angélica Chaves da Costa
Vicente Celeste de Oliveira
Francisco de Acaci Viana Neto
Vanessa de Oliveira Carvalho

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support