...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

RECITAL HARMONIA JOVEM FAZ APRESENTAÇÃO DIA 4 DE DEZEMBRO

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), através do Departamento de Artes da UERN, promove, no próximo dia 4/12, às 20h, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, o IV Recital Harmonia Jovem. A entrada é franca, obedecendo ao limite do Teatro.

Uma atividade musical já consolidada, o Recital Harmonia Jovem tem como maior objetivo o fazer musical propiciando incentivo aos estudantes de música e a criação de novas platéias, agregando diversos valores, gostos e estilos musicais. É uma oportunidade a mais oferecida no que se refere à música e a cultura.

Segundo o professor Isac Rufino, coordenador geral do Recital, o fazer musical consiste em diversos fatores que vão muito além do entretenimento. “É arte, é cultura, é ciência, envolve disciplina, estudo, perseverança, auto-estima, desenvolvimento cognitivo, interação, apreciação, ouvir e ser ouvido, entre muitos outros fatores essenciais”, destaca.

O Recital Harmonia é um projeto que surgiu de uma idéia simples, que foi reunir alunos em uma apresentação, porém,  desde 2006, tem a aprovação do Departamento de Artes, da Pró-Reitoria de Extensão da UERN e pessoas que acreditam nas transformações que resultam do fazer artístico.

Estiveram no palco aproximadamente 50 pessoas em cada Recital. Este ano participarão mais de 200 pessoas, entre alunos e professores do curso de graduação em Música da UERN, do Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire, Coral da UERN, Coral PETROBRAS, Coral Harmus e Coral dos alunos da Graduação em Música junto à Orquestra Harmonia Jovem, formada por alunos especificamente para o evento. Na segunda parte do Recital haverá um Coral com mais de 150 vozes junto à Orquestra.

A existência de uma Orquestra Sinfônica é muito relevante para qualquer cidade. Mossoró, através do Conservatório da UERN, atualmente conta com uma Camerata de Cordas (Violinos, violas e violoncelo) e outros grupos importantes como o Grupo de Flautas, Sopros, Big Band e Chorinho. Além desses há grupos de extensão do Departamento de Artes e outros espaços onde a música tem sido desenvolvida na cidade, a exemplo da própria Banda Municipal de Música.

“Isto nos faz crer que os primeiros passos para a criação de uma Orquestra Sinfônica, ou mesmo de Câmera, já foram dados. As instituições e entidades promotoras de cultura bem como o poder público farão a sua parte no momento certo”, analisa Isac Rufino.

“Este trabalho é resultado de um esforço coletivo de todos os professores de Música, alunos e muitos incentivadores que querem despertar nas pessoas a apreciação e o fazer musical com qualidade”, finaliza o coordenador.

O Recital Harmonia Jovem se constitui em um projeto de Extensão do Departamento de Artes da UERN, e conta com o apoio da PROEX.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support