...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ciclo formativo capacita sobre abordagem humanizada nos cuidados de pessoas afetadas pela hanseníase

Estudantes, residentes em saúde, enfermeiros, profissionais da atenção básica e agentes populares participaram da acolhida do Ciclo Formativo sobre os cuidados para pessoas afetadas pela Hanseníase. O encontro ocorreu no auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN).

O ciclo formativo faz parte do Projeto “A Hanseníase em rede de interface: saúde educação e sociedade”. Conforme a articuladora do projeto, Juliana Medeiros, a ação tem como objetivo trabalhar os cuidados com as pessoas afetadas pela hanseníase para além das sequelas físicas, mas abrangendo questões sociais.

A programação de abertura contou com a apresentação cultural, com o poeta e escritor Ray Lima, e o debate sobre a “Construção do cuidado coletivo”. O ciclo de formação contará com quatro módulos, com atividades presenciais e remotas. “Ao longo dos encontros, vamos discutir sobre a importância da atenção básica, a abordagem comunitária e a abordagem interprofissional, bem como o contexto social e necessidades terapêuticas das pessoas afetadas pela Hanseníase”, informa Juliana Medeiros.

Para o prof. Me. Rafael Soares, coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, este é um projeto de extrema importância. “Em Mossoró, são vários casos de hanseníase, inclusive alguns bairros são considerados endêmicos. Por ser uma doença tratável, é de suma importância que a gente trabalhe para seu controle e pela inclusão e reabilitação das pessoas acometidas pela doença”, diz o professor.

Além do impacto social, o projeto visa incentivar os profissionais e estudantes da área de saúde para um novo olhar e um maior cuidado com as pessoas afetadas pela hanseníase. “Para os alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, a capacitação é essencial, pois é na atenção básica que essas pessoas são diagnosticadas e acompanhadas”, afirma, destacando que o ciclo de formação possibilitará que os residentes sejam agentes transformadores de cuidados com pessoas com hanseníase.

O Projeto “A Hanseníase em rede de interface: saúde educação e sociedade” é realizado através de uma parceria entre a Uern, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró e a BRASA, uma associação que tem o intuito de favorecer o desenvolvimento inclusivo de pessoas com deficiência, mulheres e jovens socialmente vulneráveis e pessoas acometidas pela hanseníase.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support