...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern receberá acervo de D’alva Stella Nogueira Freire

Todo o acervo da regente D’alva Stella Nogueira Freire será doado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O comunicado foi feito pela família da musicista, através de seu sobrinho, Joaquim Ribeiro Freire, à reitoria em exercício, Fátima Raquel Morais, e à reitora eleita, Cicília Maia.

O acervo é formado pela discografia, escritos e até roupas usadas pela regente em suas apresentações. De acordo com o sobrinho de D’alva Stella, a família decidiu doar o acervo à Uern pelo fato da Escola de Música da Universidade receber o nome da musicista. “Nada mais justo que o acervo de D’alva seja direcionado a esta instituição. Temos certeza de que estará em boas mãos”, afirmou.

A ideia, segundo a reitora Fátima Raquel, é montar uma exposição com o acervo da musicista que dá nome à Escola de Música da Uern. “Para nós é uma honra receber esse material, que conta um pouco da história do antigo conservatório de música da Uern, hoje escola de música, que teve e tem uma grande importância para a música e para a cultura de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Grandes nomes da nossa música passaram pelo conservatório, e receber esse acervo nos enche de alegria e gratidão por podermos também possibilitar que mais pessoas conheçam a história de D’alva”, afirmou a reitora.

A Escola de Música D’Alva Stella Nogueira Freire é uma Escola de Extensão vinculada ao Departamento de Artes, da Faculdade de Letras e Artes e desenvolve diversas atividades envolvendo ensino, produções artísticas e de incentivo ao desenvolvimento musical de seus alunos.

O professor da Escola de Música Hallysson Dantas também participou da reunião.

D’alva Stella Nogueira Freire faleceu em 2018, aos 94 anos. A musicista nasceu na cidade de Jaguaruana (Vale do Jaguaribe), sendo filha do maestro Joaquim Ribeiro Freire e de Adelaide Nogueira Freire. Aos três anos de idade passou a residir em Mossoró, tendo em vista que seu pai assumiu a regência da Banda de Música da cidade, a convite do prefeito Rodolfo Fernandes.

Passou sua juventude entre as cidades de Mossoró e Natal, onde estudou Música, tendo como professor de Canto e Teoria Musical o maestro Waldemar de Almeida. Viveu nessa aura musical até 1948, transferindo-se então para a capital potiguar, iniciando suas atividades no magistério. Ali lecionou Música e Canto Orfeônico na Escola da Base Aérea de Natal até o ano de 1950, quando voltou a Mossoró e assumiu a cadeira de Música da Escola Normal de Mossoró.

Em Mossoró participou efetivamente do movimento musical da cidade, tanto através do magistério quanto do Movimento de Ação Católica, fundando a Orquestra Feminina D’Alva Stella, formada por senhoras e senhoritas da sociedade mossoroense, sempre com bastante sucesso.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support