Desconhecida, com rápida disseminação e fatal para mais de 2,6 milhões de pessoas até agora, sendo mais de 268 mil no Brasil, ninguém imaginava que o novo coronavírus (Covid-19) pudesse fazer tanto estrago. A prevenção tem sido a arma mais poderosa de combate à doença, estratégia essa que começou a ser adotada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em março do ano passado.
Nesta segunda-feira, 15, completa um ano das primeiras ações mais rígidas adotadas pela instituição de ensino superior presente nos quatro cantos do estado. Em 15 de março de 2020, por meio da Portaria Nº 346/2020-GP/FUERN, a Uern suspendia todas as suas atividades acadêmicas e administrativas de forma presencial.
Foi a primeira instituição do RN a tomar essa iniciativa. As aulas de graduação e pós-graduação passaram, posteriormente, a acontecer de forma remota.
Ao mesmo tempo, o recém-criado Comitê Covid-19/Uern iniciava os trabalhos para discutir estratégias e medidas a serem adotadas para prevenção e enfrentamento da Covid-19, acompanhando, definindo e institucionalizando diretrizes preventivas e protocolos de orientação à comunidade acadêmica sobre a pandemia da Covid-19.
“Passado um ano, enfrentamos o momento mais crítico e delicado do processo, com elevada taxa de ocupação de leitos hospitalares e leitos críticos, elevação do índice de mortalidade, maior transmissibilidade viral e falta de alguns insumos medicamentosos para dar suporte à vida dos pacientes. Portanto, entendemos que tomamos a melhor decisão antes e agora, pois certamente se poupou vidas, reduziu agravos e deu condições às diversas esferas da Universidade de funcionamento e dinâmica com o mínimo de riscos”, analisou o professor Ms. Dácio Michel da Cruz Souza, membro do Comitê.
Com a presidência da professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, reitora em exercício, o grupo reúne professores, pró-reitores e assessores.
A reitora em exercício acredita que a Uern se fortaleceu enquanto instituição nesse período, conseguindo ofertar diferentes ações para as comunidades interna e externa, ampliando ações de ensino, pesquisa e extensão.
“Apesar das grandes perdas e das grandes limitações provenientes desse contexto, acreditamos que a Uern conseguiu, dentro dessas limitações e dentro das possibilidades, desenvolver da maneira melhor possível as suas ações para que continuássemos fazendo o que fazemos de melhor: desenvolvendo nosso ensino, nossa pesquisa e a nossa extensão”, avaliou Fátima Raquel.
Frente à pandemia de Covid-19, a Uern vem atuando junto a órgãos públicos, comunidade e sociedade civil organizada para enfrentar e superar uma das maiores crises de saúde pública da nossa história.
Ações de solidariedade se espalharam por todos os campi da Instituição. Foram desenvolvidas campanhas de arrecadação de alimentos, doação de produtos de higiene pessoal, orientações sobre cuidados preventivos, parcerias com hospitais regionais e acompanhamento psicológico gratuito. Essas campanhas e ações tiveram maior alcance através da Internet e das redes sociais.
Não demorou muito até que a comunidade Uern sofresse uma primeira grande perda. No dia 28 de março, o Rio Grande do Norte registrou o primeiro óbito pelo novo Coronavírus: a morte do professor Luiz Di Souza, 61 anos, deixou toda a comunidade acadêmica de luto.
Admirado pelos alunos, respeitado pelos colegas de trabalho, Luiz Di Souza dedicou mais de 20 anos ao ensino superior na Instituição, contribuindo com a graduação, iniciação científica, extensão e pós-graduação.
Entre seus projetos, destaca-se o grupo Fanáticos da Química, que utiliza a linguagem lúdica para a popularização da Ciência. Luiz Di Souza era lotado no Departamento de Química e fazia parte do corpo efetivo do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN). O professor foi escolhido como o principal homenageado da Assembleia Universitária de 52 anos da Uern.
Aliás, pela primeira vez na história, o tradicional evento foi realizado sem público, de forma online e transmitida nas redes sociais e televisão. As mais de 700 cadeiras do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado estavam desocupadas, mas o sentimento de pertencimento de alunos, professores, técnicos-administrativos, colaboradores, egressos e todos aqueles cuja história tem a Uern fazendo parte preencheram o espaço artístico de alguma forma.
Apenas a reitora em exercício à mesa no palco do teatro naquele dia 28 de setembro de 2020 demonstrava a gravidade da situação por conta da pandemia e o que estava por vir no famoso “novo normal”, cada vez mais exigindo de nós o isolamento social.
Conscientização e ação
Uma campanha com o uso da hashtag #Uerncontraocoronavirus foi lançada e utilizada pela Instituição com o propósito de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de prevenir e combater a disseminação do vírus. A página eletrônica portal.uern.br/coronavirus/ foi criada no portal da Uern para reunir todas as informações sobre a Covid-19.
Além disso, uma grande rede de apoio foi formada com a realização de campanhas de arrecadação e distribuição de máscaras, produtos sanitizantes e alimentos para famílias em situação de risco.
Ações de extensão ocuparam as redes sociais levando mais leveza ao cotidiano das pessoas com apresentações musicais, teatrais, saraus, aulas de ioga e relaxamento.
A atuação da Universidade junto à comunidade no combate ao coronavírus se deu tanto de maneira institucional quanto através de grupos de professores, técnicos administrativos e discentes.
Uma notícia que repercutiu nacionalmente foi a antecipação da colação de grau da turma de Medicina. No dia 8 de abril de 2020, a Universidade realizou a primeira colação de grau de forma virtual, graduando 28 estudantes do curso de Medicina que anteciparam a cerimônia para atuarem na linha de frente contra a doença. A solenidade foi amparada pela Medida Provisória 394, de 01 de abril de 2020 e no Decreto Estadual de 08 de abril de 2020.
A reinvenção da sala de aula
A data era 8 de setembro de 2020 quando a Universidade iniciou as aulas do semestre 2020.1 de forma remota. A aula foi ministrada ao vivo pelo canal Uern Oficial no Youtube. Para chegar ao semestre remoto, uma série de ações foi realizada nos meses que antecederam esse marco.
No dia 13 de abril, o resultado da pesquisa sobre o perfil digital dos discentes da Uern, promovida na última semana de março pela Diretoria de Ensino a Distância (DEaD/Uern), mapeava o desafio da inclusão digital. Responderam ao questionário 3.406 estudantes, a maior parte (52%) na faixa etária de 20 a 25 anos. De acordo com os dados, 3% deles não possuíam acesso a suportes de informática, como computador, celular ou tablet, e 6% não tinham acesso à internet de banda larga.
Em junho, a Uern então lançou o edital do Auxílio Inclusão Digital disponibilizando apoio financeiro a estudantes de graduação presencial para aquisição ou contratação de equipamentos ou serviços de internet, software, entre outros, possibilitando acesso às aulas e demais atividades remotas.
No mês seguinte, numa ação conjunta entre vários setores, foi lançada a iniciativa Uern Conect@, com uma série de aulas on-line que tinha o objetivo de treinar os estudantes e prepará-los para a utilização da plataforma virtual do Google Classroom e demais ferramentas do GSuite a ela integradas, a fim de qualificá-los para criar, organizar e desenvolver suas atividades acadêmicas no âmbito da Uern.
No decorrer dos últimos 12 meses, professores e técnicos administrativos participaram de inúmeras capacitações voltadas ao uso das ferramentas digitais.
O semestre letivo 2020.2 foi iniciado de forma remota em 03 de fevereiro de 2021.
Em um ano:
Estudantes diplomados | 1054 alunos, de forma remota, tiveram o direito de colar grau assegurado. |
Auxílios Inclusão Digital | 1440 beneficiados no semestre letivo de 2020.1. Para o semestre 2020.2 são mais 500 bolsas |
Bolsas de Extensão | Foram mantidas 100 bolsas de Extensão. Além disso, mais de 150 mil pessoas tiveram acesso às ações de extensão |
Bolsas de Pós-graduação | As 94 bolsas, sendo 83 de Mestrado e 14 de Doutorado, foram mantidas |