O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) aprovou, na manhã desta quarta-feira (3), três importantes deliberações durante a 10ª Reunião Ordinária, realizada por videoconferência. Entre os encaminhamentos, destacam-se a criação do curso de Bacharelado em Geografia no Campus de Mossoró, a atualização do regulamento dos cursos de pós-graduação lato sensu e a indicação do professor Aurici Fernandes da Cunha para a coordenação de gestão de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).
A reunião foi presidida pelo reitor em exercício, professor Chico Dantas, e contou com apreciação de processos ligados às pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg) e de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg), além de temas estratégicos para a formação docente na instituição.
A criação do Curso de Graduação em Geografia, grau Bacharelado, modalidade presencial, vinculado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), foi aprovada a partir do voto favorável da conselheira-relatora Kalidia Felipe de Lima Costa. O novo curso será ofertado no Campus de Mossoró, onde a Uern já dispõe do curso de Geografia em modalidade Licenciatura, ampliando as possibilidades de formação na área.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) prevê carga horária total de 2.400 horas, distribuídas em três anos, com possibilidade de integralização em até nove semestres. A estrutura contempla disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas, estágio supervisionado, unidades curriculares de extensão, atividades complementares e Trabalho de Conclusão de Curso. O voto destaca que o PPC está alinhado ao Regulamento dos Cursos de Graduação da Uern, à legislação do Conselho Nacional de Educação (CNE) e às políticas acadêmicas da instituição, além de responder a uma demanda social e profissional identificada em consultas públicas na região do semiárido potiguar.
A análise de viabilidade aponta que o Departamento de Geografia conta com quadro docente e técnico-administrativo suficiente, laboratórios específicos da área e acervo bibliográfico adequado, uma vez que a nova oferta será integrada à infraestrutura já consolidada pela Licenciatura. Do ponto de vista financeiro, a implantação foi considerada sustentável, com impacto inferior a 0,1% do orçamento anual da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern). A previsão é que o Bacharelado em Geografia passe a ofertar 40 vagas iniciais, no turno diurno, a partir do semestre letivo 2026.1.
Outro ponto aprovado foi a minuta de resolução que altera a Resolução nº 32/2021–Consepe/Uern, que dispõe sobre a criação e o funcionamento dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade. O processo, de interesse da Propeg, teve relatoria do conselheiro Esdra Marchezan Sales, que apresentou voto favorável à atualização normativa.
No voto, o relator ressalta que as mudanças propostas acompanham os cenários e dinâmicas atuais dos cursos lato sensu, com vistas a aprimorar a regulamentação institucional. A minuta foi previamente aprovada pelo Comitê Permanente de Pós-Graduação Lato Sensu, recebeu emendas aditivas do conselheiro Roberto Mariano de Araújo Filho e teve sua legalidade reconhecida pela Assessoria Jurídica da Uern, o que respaldou a deliberação final do Consepe.
Na mesma reunião, o Conselho também aprovou a minuta de resolução que indica o professor Aurici Fernandes da Cunha para a função de coordenador de gestão de processos educacionais do Pibid. O relatório do processo foi elaborado pela técnica-administrativa Séphora Edite Nogueira do Couto Borges, que apresentou parecer favorável à indicação. A decisão reforça a estrutura de governança do programa, considerado estratégico para a formação inicial de professores na instituição.
