Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) apresentarão trabalhos na II Conferência Luso Brasileira Interculturalidade na Universidade Pública, que ocorre entre os dias 3 e 5 de março de 2026, na Universidade de Évora, onde fazem mestrado e doutorado sanduíche.
Eles fazem parte do Projeto Interculturalidade na Universidade Pública, Ações Afirmativas, Inclusão Social e Relações Raciais, coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Paiva de Carvalho.
O projeto está vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e tem como finalidade proporcionar a cooperação internacional entre programas de pós-graduação a UERN, da Universidade de Évora (UÉvora) e da Universidade de Brasília (UNB), por meio de pesquisas sobre interculturalidade no ensino superior, políticas de ação afirmativa, as desigualdades étnico-sociais no Brasil e relações étnico-raciais.
Entre setembro de 2024 e agosto de 2025, 14 bolsistas, estudantes negros, negras, pardos, pardas e indígenas, estudantes com deficiência e mulheres desses programas realizaram mestrado sanduíche e doutorado sanduíche na Universidade de Évora.
“Em 2025, nós temos 10 bolsistas na Universidade de Évora, 5 da UERN e 5 da UnB, realizando mestrado sanduíche e doutorado de sanduíche na Universidade de Évora. A professora Eliane Anselmo faz parte da equipe do projeto e realiza uma missão de trabalho na Universidade de Évora, durante essa semana, na qual ela vai ministrar uma aula aberta sobre relações étnico-raciais e participar de um seminário com os bolsistas na Universidade de Évora”, afirma o Prof. Dr. Guilherme Paiva.
