Na tarde desta segunda-feira, 1º de dezembro, foi realizada mais uma solenidade de certificação das turmas do programa Uern 60+, voltado para qualificação de idosos. Foram 101 pessoas beneficiadas pela iniciativa que marca o perfil inclusivo e includente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
O projeto de extensão é realizado numa parceria com a Prefeitura de Mossoró e a Igreja Católica, que cederam espaços para a realização dos cursos.
Os certificados alusivos ao semestre 2025.2 foram entregues pela reitora Cicília Maia, a secretária municipal de Sssistência Social, Shirley Targino, a secretária muinicipal de Cultura, Janaina Holanda, e o pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan.
Ao longo do semestre foram ofertados cursos como “cidadania e qualidade de vida” e “Cidadania e Letramento Digital”.
O orador das turmas foi Juarez Viana Rodrigues, que destacou a alegria de estar participando da solenidade. “Esse já é meu segundo curso e vi nessa experiência o gostinho de sentar novamente nas cadeiras de uma universidade”, frisou. “Essa ação nos ajudou a aprender um pouco mais. Construímos famílias, carreiras e agora temos um pouco de mais tempo para cuidar de nós”, acrescentou.
“Provamos para nós mesmos que a curiosidade e a sede de saber não tem prazo de validade”, destacou.
O pró-reitor Esdras Marchezan disse ser um motivo de alegria a formatura das turmas do Uern 60 + e destacou o crescimento do projeto. “Isso mostra a importância de um programa voltado para pessoas idosas e mostra que as pessoas idosas querem viver mais e melhor”, declarou.
“Uma universidade pública comprometida com a sociedade tem que estar em constante diálogo com o seu povo e assim criamos a primeira turma que funcionava somente em Mossoró numa parceria importante com a Prefeitura. O projeto está sendo exemplo para outros municípios”, complementou Esdras.
Representando o prefeito Allyson Bezerra, a secretária Janaina Holanda destacou o momento como uma celebração especial. “Esse momento não marca o encerramento de uma turma, mas a continuidade de histórias”, disse. “Tenho certeza que os professores aprenderam muito com as histórias e sabedoria de vocês. A Prefeitura tem orgulho de apoiar iniciativas como essa”, complementou.
O discurso de encerramento foi proferido pela reitora Cicilia Maia que destacou que a solenidade marca a Uern como sendo uma instituição para todos e todas do Rio Grande do Norte.
Cicília destacou a trajetória da escritora Cora Coralina que publicou o primeiro livro aos 75 anos de idade como uma inspiração, sobretudo para mulheres. “Sua trajetória inspira nós mulheres brasileiras de que cada etapa da vida é fértil e que a idade não limita a criação. Pelo contrário”, afirmou.
A reitora avaliou que a sabedoria dos idosos permitiu uma troca de experiências que fortalece a universidade. “O Uern 60+ nos mostra que a universidade é um lugar de pertencimento. Hoje comemoramos conquistas que ultrapassam a sala de aula. Celebramos aqui a coragem de recomeçar e a grandeza de caminhar juntos. Guardem esse momento com muito carinho e nunca esqueçam da nossa universidade”, afirmou Cicília Maia.
Formandas celebram Uern 60 +: “A gente nem sabia que com 60 anos a gente poderia fazer um curso desse e ser bem gratificante”
A emoção tomou conta dos formandos e formandas do Uern 60+ que destacaram a importância do projeto que traz de volta os idosos para o ambiente da universidade.
“Ah, eu me sinto muito chique e elegante. Ora, uma formatura, né, aqui, de 60+, meninas, realizadas. Nós estamos sentindo assim realizados”, declarou Wilma Gomes.
“Ah, é uma emoção muito grande, viu? A gente nem sabia que com 60 anos a gente poderia fazer um curso desse e ser bem gratificante. É um curso que a gente aprendeu várias coisas sobre internet, sobre procedimentos de vendas. Foi muito gratificante esse curso”, disse Sandra Xavier.
