A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará, no dia 18 de novembro, das 8h às 11h, no auditório da Faculdade de Serviço Social (Fasso), a mesa de abertura das comemorações pelos 60 anos da unidade acadêmica. A programação inclui o lançamento do painel participativo “Eu FASSO parte dessa história”, a abertura da exposição fotográfica “60 anos de FASSO: Memória, Luta e Formação”, atrações culturais e um momento de confraternização no “Coffee Break com Memórias: um brinde aos 60 anos da FASSO”.
O evento marca seis décadas de atuação da Fasso como espaço de formação, pesquisa, extensão e compromisso com a defesa dos direitos humanos e da vida. A trajetória da Faculdade se entrelaça às transformações do Serviço Social brasileiro e reafirma a busca por uma sociedade mais justa, democrática e igualitária. A sua identidade político-acadêmica resulta de um processo coletivo e segue as diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, orientando uma formação fundamentada no rigor teórico, histórico e metodológico para a análise da realidade social.
Essa trajetória, que começou três anos antes da criação da própria Uern, reafirma o lugar histórico da Fasso como uma das unidades acadêmicas mais tradicionais da Instituição. Ao longo dessas seis décadas, a Faculdade manteve seu compromisso com uma formação baseada no rigor teórico, histórico e metodológico.
Dentro dessa proposta, o curso adota a teoria social crítica, valoriza a dimensão investigativa como eixo da formação profissional, estimula o pluralismo e mantém a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Também assegura a articulação entre supervisão acadêmica e profissional durante as experiências de estágio, o que fortalece a formação de profissionais capazes de compreender e responder às demandas de cada época.
Esse projeto formativo busca superar fragmentações do ensino-aprendizagem e construir saberes integrados ao longo do curso. O objetivo consiste em formar assistentes sociais críticos, propositivos e comprometidos com a construção de uma sociedade baseada na igualdade e na liberdade, conforme os princípios da Lei nº 8.662/93 e do Código de Ética do Assistente Social.
O perfil profissional do egresso da Fasso inclui a capacidade de analisar as múltiplas expressões da questão social, planejar, implementar e avaliar políticas e projetos sociais, atuar de forma generalista e crítica em diferentes contextos e responder com ética às demandas da população usuária. Preparado para enfrentar tanto os processos históricos quanto as novas dinâmicas sociais, o assistente social exerce postura investigativa diante dos desafios da prática profissional.
Os campos de atuação abrangem instituições públicas e privadas voltadas à efetivação dos direitos sociais, organizações não governamentais, movimentos sociais, área sociojurídica, políticas de saúde, assistência social e educação, além de demais espaços relacionados à organização da classe trabalhadora. A trajetória da Fasso demonstra um compromisso contínuo com a formação de profissionais qualificados e socialmente engajados.
A Uern convida estudantes, egressos, representantes de entidades, movimentos sociais, órgãos públicos e toda a comunidade acadêmica e externa para participar da celebração, reafirmando o papel coletivo da Fasso na construção de sua história. Cada etapa desses 60 anos foi escrita por pessoas que dedicaram trabalho, estudo e compromisso à Faculdade — uma história que segue em permanente construção.
