...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern Natal promove exibição de curta e roda de conversa no Novembro Negro

A programação do Novembro Negro na Uern Natal continua nesta semana com dois momentos que unem arte, reflexão e ancestralidade. Na terça-feira (12), às 18h, o auditório do Complexo Cultural será palco da exibição do curta-metragem “Quem Fica Antes da Porta: Os Não Iniciados no Mistério”, dirigido por Tainah Viana, com roteiro de Taízia Mariano e produção de Leonardo Lucca. A sessão será antecedida por um cortejo cenopoético do Afoxé Estrela da Manhã, abrindo o evento com música, espiritualidade e poesia.

O curta é um documentário experimental que mergulha nas experiências e sentimentos que antecedem a iniciação no candomblé. Filmado em terreiros e espaços simbólicos como Gamboa do Jaguaribe e Praia da Redinha, o filme busca representar o tempo da espera, da escuta e da travessia espiritual, traduzindo o invisível por meio de sons, imagens e poesia. Toda a equipe é formada por pessoas de terreiro, que vivenciaram intensamente o processo criativo. Para o professor João Bosco Filho, coordenador do projeto de extensão responsável pela atividade, o curta é “um gesto de partilha e reverência que afirma a arte como espaço de resistência, fé e aprendizado. Ele revela que o processo educativo e o iniciático compartilham o mesmo movimento de transformação: ambos exigem escuta, humildade e entrega”.

Na sexta-feira (14), às 17h, o Novembro Negro segue com a roda de conversa “Enegrecendo o Azul: Pensando a Saúde do Homem Negro”, com o pesquisador Doniêgo Lima, doutorando em Serviço Social pela UFRN. O encontro propõe um espaço de escuta e partilha sobre as vivências e os desafios da saúde do homem negro, abordando questões de racismo estrutural, masculinidades, autocuidado e resistência. “Essa roda é um convite pra gente conversar sobre como o racismo e o heteropatriarcado atravessam a vida e a saúde do homem negro. É um momento de reconhecimento, mas também de celebração da força e da humanidade”, afirma o convidado.

Ambas as atividades integram o projeto de extensão “As Religiões numa Perspectiva Afrocentrada: Diálogos sobre as Religiosidades de Matriz Africana nos Contextos da Educação e da Saúde”, coordenado pelo professor João Bosco Filho e desenvolvido em parceria entre o Departamento de Ciências da Religião e a Escola de Extensão da Uern (Educa). Em sua segunda edição, o projeto tem promovido ações voltadas à educação antirracista, à valorização das religiões de matriz africana e ao enfrentamento do racismo religioso nos campos da educação e da saúde.

As duas atividades são gratuitas e abertas ao público, reforçando o compromisso da Uern Natal com uma universidade plural, inclusiva e comprometida com o enfrentamento ao racismo e com a promoção da diversidade cultural e espiritual.

Serviço
📽️ Exibição do curta “Quem Fica Antes da Porta: Os Não Iniciados no Mistério”
📅 12 de novembro de 2025, às 18h
🎶 Cortejo cenopoético com o Afoxé Estrela da Manhã
📍 Auditório do Complexo Cultural da Uern Natal

💬 Roda de conversa “Enegrecendo o Azul: Pensando a Saúde do Homem Negro”
📅 14 de novembro de 2025, às 17h
📍 Auditório do Complexo Cultural da Uern Natal
🎟️ Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support