...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Começa a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern

Com a palestra “Planeta água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, realizada de forma online na noite de hoje, 10, teve início a 13ª edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A programação se estende até a próxima sexta-feira, 14, com várias atividades presenciais e remotas.

Dentro da SCTI, acontecem eventos importantes, como o XXI Salão de Iniciação Científica, o XIII Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio e o II Salão de Iniciação Tecnológica.

A reitora Cicília Maia, durante a abertura oficial do evento transmitida pelo canal Uern Oficial no YouTube, destacou que a ciência é alicerce sobre o qual construímos soluções para os desafios do presente e também para que nós possamos projetar um futuro muito mais sustentável, inclusive humano.

“E este ano, ao refletirmos sobre o tema, somos exatamente convidados a olhar para o nosso entorno, para os nossos rios, para as nossas marés e vidas e compreender que a ciência e que a natureza, elas caminham juntas quando o propósito é cuidar da casa comum que habitamos”, ressaltou.

Na palestra, o professor Dr. Flávio José de Lima Silva, coordenador do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Uern, pesquisador do Projeto Golfinho Rotador e com larga experiência na área do tema central do evento – “Cultura oceânica: Preservar os mares, proteger o planeta” – se disse feliz por abordar a importância do tema no contexto da atualidade.

“Costumo o usar o neologismo ‘maretório’, criado por comunidades de pescadores, por marisqueiras, como uma palavra nova para aproximar as pessoas do mar, do oceano. Fico feliz e honrado em trazer esse tema para discussão”, iniciou.

Para o pesquisador, faz-se necessário e urgentemente, em todas as esferas, em todos os níveis de formação, seja na educação básica, no ensino fundamental, no ensino médio, no ensino superior, ou em espaços não formais da educação, difundir a importância dos oceanos para o planeta.

Sua apresentação foi dividida nos seguintes tópicos: litoralização e uso do oceano; importância dos oceanos para o planeta; mudanças climáticas e seus impactos nos oceanos; cultura oceânica: conceitos e práticas locais; ações comunitárias para a mitigação e adaptação; e perspectivas e sustentabilidade no território.

A mediação da palestra foi realizada pela professora Márcia Farias da Silva, da Uern.

“Esse tema nos convida a refletir sobre a relação profunda entre a água, o clima, a cultura, compreendendo que os desafios ambientais são também desafios sociais, educativos e éticos”, disse.

Clique AQUI para assistir à palestra na íntegra.

Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação 2025

O evento tem como objetivo principal integrar docentes, discentes e a sociedade para compartilhar as pesquisas desenvolvidas na Instituição, com destaque especial para os projetos de Iniciação Científica.

Contará com mesas-redondas, workshops e palestras que abordarão temas voltados para ciência, tecnologia e inovação.

As atividades são realizadas nos campi de Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros.

O tema desta edição foca na Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Neste ano, em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Educação e a UNESCO, o Brasil foi pioneiro ao incluir oficialmente a cultura oceânica no currículo escolar nacional, consolidando-se como líder global em educação para a sustentabilidade e para a ação climática.

Acesse o site oficial para mais informações sobre a SCTI 2025.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support