...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto MovCEU Uern é apresentado em encontro no Ministério da Cultura

A experiência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) com o Circuito Cultural MovCEU Uern, potencializando as atividades de extensão, arte e cultura no interior potiguar, chamou a atenção do Ministério da Cultura e foi uma das experiências apresentadas, em Brasília, nesta semana, no 1º Encontro Nacional da Rede Territórios da Cultura. O encontro reúne, até esta quinta-feira (5), gestores de CEUs das Artes e MovCEUs, de diversos estados, em momento de troca de experiências e fortalecimento de conexões.

Nesta terça-feira (4), pró-reitor de extensão da Uern, Esdras Marchezan, foi um dos debatedores da mesa “Cultura em trânsito: potencialidades e desafios de ações culturais itinerantes”. À convite do ministério, a Uern levou à Brasília a experiência do projeto Circuito Cultural MovCEU Uern, que leva atividades de extensão e culturais a municípios do interior potiguar no MovCEU Uern, equipamento cultural itinerante adquirido pela universidade, no âmbito do programa Territórios da Cultura, do Minc.

O veículo conta com biblioteca, estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, palco montável, projetor e telão, além de recursos que permitem a realização de apresentações, cinema ao ar livre e oficinas de formação artística e produção cultural. No momento, a Uern é a única universidade brasileira a fazer parte da rede MovCEU, formada por prefeituras e governos estaduais.

“A equipe do ministério achou interessante as ações que a Uern planejou para o uso do MovCEU, principalmente por integrar estudantes e professores da universidade, com atividades de extensão, e também pela parceria com grupos de teatro, que somam-se à equipe nas atividades realizadas nas comunidades. Daí surgiu o convite de compartilhar este modelo com os participantes do Encontro da Rede”, comentou Esdras Marchezan.

Esdras reforçou também a necessidade do Governo Federal, por meio dos ministérios, incluir as universidades estaduais e municipais em toda e qualquer política pública que envolva instituições públicas de ensino superior. “Temos uma rede grande de universidades estaduais e municipais, com muita expertise para contribuir. É urgente que o governo inclua essas instituições em suas políticas e ações” destacou.

O Circuito Cultural MovCEU Uern está percorrendo comunidades rurais, quilombolas e indígenas do Rio Grande do Norte, levando atividades educativas e culturais, além de promover integração entre a universidade e as comunidades. Desenvolvida pela Diretoria de Educação, Cultura e Artes (DECA) da Pró-Reitoria de Extensão, a programação é elaborada em diálogo com escolas, associações comunitárias, e grupos culturais.

Os municípios de Baraúna, Caraúbas, Martins, Mossoró e Natal já receberam o circuito, que ainda percorrerá as seguintes comunidades: Sítio Pêga (Portalegre), Distrito de Soledade (Apodi), Assentamento Rosa Luxemburgo (Carnaubais), Nova Barra de Santana (Jucurutu), Barreiras (Guamaré e Angicos). Nos municípios que possuem campus da Uern (Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Caicó, Patu e Assu) também haverá atividades ao longo do ano.

EXPANSÃO

“Esse encontro representa a consolidação, mais uma vez, dessa rede que a gente está criando e fortalecendo. Dos gestores dos CEUs das Artes, dos MovCEUs e, futuramente, dos CEUs da Cultura. Faz 15 anos que o Ministério da Cultura iniciou o projeto dos CEUs da Artes. É uma jornada de avanço dos direitos culturais, de acesso a bens e serviços culturais nesse projeto que integra cultura, esporte e desenvolvimento social, trazendo uma presença nos territórios, principalmente nas áreas periféricas”, salientou a subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do MinC, Cecília Sá. E acrescentou: “e agora, complementando os CEUs das Artes, temos 36 MovCEUs, que alcançam hoje mais de 500 localidades, áreas indígenas, quilombolas, rurais, e que vão capilarizando cada vez mais esse acesso a bens e serviços culturais no Brasil. E vamos ter mais 229 CEUs da Cultura, aumentando essa rede de 565 equipamentos, a partir do ano que vem, e que fazem esse papel transformador na vida das pessoas”, comentou Cecília Sá. Uma das unidades do CEU da Cultura será instalada no campus da Uern, em Mossoró, por meio de parceria entre a universidade e o Governo do Estado.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support